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Transformação digital nas empresas: O que é, 3 fatos + Exemplos

Antes um diferencial competitivo, a transformação digital nas empresas, agora, é uma questão de sobrevivência

Processo que integra tecnologia em todas as áreas da empresa para melhorar o desempenho dos negócios e aumentar resultados, a transformação digital é hoje um ponto estratégico que exige não só planejamento, mas uma mudança cultural nas companhias. 

Para se ter uma ideia, só no setor do varejo, os investimentos em transformação digital cresceram 87%, segundo dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

Seus impactos, porém, vão além. 

Acelerada pela pandemia, a transformação digital auxilia empresas a solucionar problemas tradicionais como quedas no desempenho, produtividade, agilidade e eficácia.

Quer saber mais?

Leia este artigo e descubra como estar atento ao tema pode ajudar você no mercado de trabalho. 

O que é a Transformação Digital?

Em resumo, a transformação digital nas empresas é uma mudança na estrutura das organizações, onde a tecnologia passa a ter um papel estratégico central como forma de rejuvenescer o negócio.

Diferente do que muitos ainda pensam, a transformação digital não é mais um conceito para o futuro. 

É, sim, um processo pelo qual as empresas de hoje precisam dar atenção para continuarem atuantes no mercado. 

Mas por onde começar?

Há inúmeras formas de uma empresa adotar a transformação digital no RH, no varejo, no Marketing ou em qualquer outro setor. 

Um bom start pode ser:

  •  O diagnóstico de sua realidade digital através de canais com clientes;
  •  A percepção das formas de relacionamento, produtos e serviços;
  • O olhar para o processo produtivo por meio da automação. 

O fato é que além de estruturar uma mudança de mentalidade na empresa, o empresário também deve pensar em algum aspecto que melhore a vida do seu cliente e também agregue serviço. 

3 fatos que você precisa saber sobre a transformação digital nas empresas

Ainda que a pandemia tenha acelerado consideravelmente o processo de transformação digital nas empresas brasileiras, ainda há muitas dúvidas e mitos que precisam ser desconstruídos sobre o assunto. Confira:

1) Transformação Digital não é só para empresa de tecnologia 

Transformação digital é para todos

Independente do tamanho, do tipo ou do segmento, todas as empresas podem se beneficiar das estratégias de transformação digital. 

Por isso, desconstrua a ideia de que somente empresas que já nasceram no contexto digital têm condições de se apropriar de processos de digitalização. 

2) O setor de TI não é o único responsável pelas mudanças

Tudo bem que o setor de TI têm uma grande importância na hora de garantir o nível de atuação que uma empresa digital precisa, mas entregar toda a responsabilidade para este setor definitivamente não é o caminho. 

É preciso haver uma aproximação entre gestores e a equipe que vai colocar a tecnologia para funcionar. 

A TI entrega, mas quem deve passar a mensagem e a dor do cliente são os líderes e as equipes que lidam diariamente com isso. 

Lembre-se: o trabalho é integrado. 

3) Não espere. Aja!

A necessidade da transformação digital nas empresas é real, urgente e a empresa que fechar os olhos para essa demanda pode se frustrar. 

Pense, por exemplo, em um restaurante de bairro. 

Com as portas fechadas nos momentos críticos da pandemia, esse tipo de negócio precisou se reinventar para poder entregar almoços delivery e continuar funcionando. 

Inscrição em aplicativos de entrega, presença mais expressiva no Instagram e em outros canais online, certamente não só fizeram o negócio sobreviver, como auxiliaram a conquistar novos clientes. 

Um processo multidisciplinar e de comportamento

Para a transformação digital nas empresas acontecer, de fato, é importante contar com equipes multifuncionais que dominam áreas estratégicas e complementares, como:

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  • TI e dados;
  • Gestão de Processos;
  • Marketing;
  • Experiência do usuário;

Por isso é tão importante que os profissionais que buscam alguma oportunidade no mercado ou já estão inseridos, se engajem no tema e entendam a transformação como multidisciplinar. 

Ela é essencial, pois ajuda no processo de aculturação e mudança de comportamento da organização.

3 empresas que se adaptaram digitalmente e viraram case de Transformação Digital

Conforme o estudo da DT Index, pesquisa sobre transformação digital patrocinada pela Dell Technologies, 87,5% das empresas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada ao tema em 2020.

Entre as iniciativas mais relevantes, 58,3% dos entrevistados no Brasil priorizaram investimentos em soluções voltadas a garantir o trabalho remoto e home office, enquanto que 44,6% tiveram de reinventar a forma de entregar produtos e serviços para clientes e colaboradores. 

Abaixo, veja algumas empresas brasileiras e internacionais que adaptaram seus processos e hoje encaram os impactos positivos da transformação. 

1) Magazine Luiza

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A Transformação Digital no Magazine Luiza é considerada uma das mais bem sucedidas do Brasil. 

Ainda em 2019, o lucro da empresa chegou a quase R$ 1 bilhão. 

Esse crescimento se deve ao processo de transformação digital que permitiu que a companhia deixasse apenas as lojas físicas para ser uma referência indiscutível no e-commerce, com a Magalu. 

Entre as principais estratégias da companhia, estiveram:

  • Inclusão de uma cultura corporativa digital;
  • Investimento em marketing com foco em promoções;
  • Integração do marketing  com a equipe comercial que também ganhou reforço. 

Outro dado interessante é que com a adoção da cultura digital, a Magalu adotou uma plataforma de dados para definir os clientes com maior potencial de compra e relevância. 

A tecnologia de comunicação com os clientes através do Whatsapp também foi outra medida acertada. 

2) Nubank

nubank

Um dos mercados mais impactados pela transformação digital nos últimos tempos foi o financeiro. 

Ainda que os bancos mantenham níveis altos de lucratividade, eles foram obrigados a conviver com o “boom” dos bancos digitais. 

Um desses exemplos é a Nubank, considerada pela Fast Company, em 2019, a fintech mais inovadora do mundo. 

Diferente do Magazine Luiza que precisou adaptar os seus processos, a Nubank já nasceu digital e se apropriou desse conceito para facilitar a vida dos clientes que não tinham mais paciência de se deslocar fisicamente até os bancos. 

Nesse contexto, a empresa criou uma comunicação humanizada, priorizou a boa experiência de consumo e, especialmente, empoderou seus clientes permitindo diversas ações dentro do próprio aplicativo, como bloquear cartão, alterar limite ou solicitar um cartão novo. 

Possibilidades que os bancos tradicionais não permitiam, não fosse através das centrais de atendimento. 

3) Airbnb

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Não só o mercado financeiro foi impactado pela transformação digital, mas o hoteleiro também. 

Enquanto os hotéis tentam encontrar meios para se adequar à transformação digital, o Airbnb atua como a conexão entre hóspedes e imóveis. 

A plataforma online também disponibiliza a possibilidade de avaliação da estadia e o pagamento feito pelo próprio site ou aplicativo. mais um exemplo de negócio que surgiu com a premissa de facilitar a vida do cliente. 

Além disso, oferece serviços como locação de vagas de garagem, barcos, aviões e até experiências como passeios em cidades turísticas. 

Outro ponto do Airbnb é que além da transformação digital, ele também se apropria do conceito de economia compartilhada e é, hoje, uma das principais referências para companhias que planejam se digitalizar. 

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Transformação Digital é para todo mundo

Seja pequena, média ou grande empresa: a transformação digital é para todo mundo e pode ser adotada de forma gradual, desde que realizado um bom diagnóstico. 

Lembre-se: o comportamento do consumidor mudou e as empresas – em especial as lideranças –  precisam acompanhar essa transformação e definir as prioridades de investimento e posicionamento de marca. 

No presente e no futuro, sobreviver, crescer e se consolidar, passa necessariamente em pensar caminhos de transformação digital para empresas.

Seja através da graduação ou do MBA, a Athon prepara você para este novo momento das empresas e prioriza o foco no desenvolvimento não só de habilidades técnicas, como comportamentais e gerenciais.

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