realidade virtual na engenharia civil

Realidade Virtual na Construção Civil: o que muda para engenheiros e arquitetos?

Caminhar por dentro de um edifício que ainda não tem paredes? 

Visualizar problemas que só iriam ser descobertos durante a execução da obra? 

Sim, é possível ter toda a informação de uma construção em escala real antes que ela saia do papel com o uso da tecnologia.

O nome disso é Realidade Virtual na construção civil, que, como o nome sugere, cria um ambiente virtual no qual uma pessoa pode se inserir e sentir como se estivesse mesmo ali, com efeitos visuais, sonoros e até táteis. 

Na verdade, tudo não passa de um sistema computacional

A seguir, veja de que forma essa tecnologia impacta o mundo de engenheiros e arquitetos e quais as aplicações.

Como a realidade virtual impacta a construção civil?

Segundo a Hype Cycle, representação gráfica do ciclo de vida de uma tecnologia desenvolvida pela Gartner, de 2017, a Realidade Virtual estaria no “platô de produtividade”.

É a fase em que a tecnologia já não é mais algo emergente e está madura. Ou seja, as pessoas perceberam que ela é realmente útil e começaram a usá-la para resolver problemas reais, tornando-se mais acessível também. 

Neste contexto, a construção civil é um dos setores que mais tem se beneficiado da Realidade Virtual, porque ela aprimora os fluxos de trabalho de engenheiros, arquitetos e equipes de obras e a experiência do cliente

“Os softwares de realidade virtual foi a grande revolução dos últimos anos na arquitetura. Muito além da apresentação de um projeto o fundamental é a revolução intelectual que proporciona.

Ultrapassar representação 2D e atingir a 3D produz arquitetos mais talentosos que proporcionam uma imaginação vívida ao cliente.”, comenta Fellipe de Andrade Abreu e Lima, Coordenador do Eixo de Arquitetura da Athon Ensino Superior.

Se as projeções em 3D tradicionais já fornecem uma compreensão muito maior do que projetos simples e maquetes brutas, a realidade virtual traz possibilidades ainda maiores.

A seguir, veja alguns desses impactos positivos para os profissionais da construção civil.

1) Aprimora o design dos projetos das diversas áreas

Ao invés de um projeto isolado e hipotético em um único computador, uma construção conjunta com vários olhos visualizando e muitas mãos movimentando o mesmo projeto

A tecnologia também possibilita observar as futuras interferências num cenário real, com possibilidade de capturar medidas e outras informações do ambiente antes de tirar as ideias do papel. 

É isso que a Realidade Virtual proporciona: uma interação com o projeto, podendo tomar decisões, conceber melhor o design do projeto e antecipar problemas que só seriam vistos na fase de execução.

2) Economia de tempo e dinheiro

Ao permitir a melhor concepção do projeto, é possível executar um melhor planejamento de toda a obra. 

Além de não ser necessário refazer maquetes, no caso de obras mais complexas, e evitar desperdício com diversas impressões, a Realidade Virtual na construção civil reduz o retrabalho associado a problemas difíceis de prever ou que surgem no meio do caminho.

Tudo isso significa menos investimento de tempo e de dinheiro, porque a tecnologia permite projetar fielmente um projeto antes de colocar a mão na massa – o que reduz o desperdício em todos os sentidos.

3) Melhora a segurança do treinamento

Os trabalhadores da construção civil podem cometer quantos erros forem necessários na Realidade Virtual até terem o domínio de equipamentos perigosos sem, neste percurso, se ferirem ou causarem qualquer tipo de dano ao maquinário e ao local da obra. 

A possibilidade de treinamento em ambiente simulado permite tentar, tentar e tentar quantas vezes quiser até assimilar o equipamento ou a tecnologia nova.

4) Promove o processo colaborativo

Em um mundo cada vez mais digital, com home office, acesso a tecnologias e especialistas presentes em diversos lugares do mundo, a Realidade Virtual permite que um mesmo projeto seja tocado mesmo que a equipe esteja separada por centenas de quilômetros.

É possível que os envolvidos se reúnam em uma sala de conferências virtual para discutir questões importantes para visualizar e ajustar a mesma planta.

“Quanto maior for o projeto também será maior o número de agentes envolvidos. Desde o arquiteto criador até os engenheiros executores, o processo será mais eficiente, rico e transformador (com a realidade virtual)”, comenta o professor Fellipe.

5) Permite uma melhor pontualidade de entrega da obra

Infelizmente, muitos projetos não são entregues no prazo estipulado pelo profissional ou empresa prestadora do serviço.

No entanto, com a Realidade Virtual, é possível evitar problemas e também consertá-los com maior precisão quando ocorrem. Com isso, é mais fácil estimar prazos e, especialmente, cumpri-los.

6) Aumenta a qualidade

A Realidade Virtual oferece uma experiência espacial que proporciona uma melhor tomada de decisão. Como o número de más interpretações cai, a qualidade aumenta consequentemente.

Tudo isso melhora a relação tanto com fornecedores, porque tudo passa a ser mais preciso, quanto com o cliente final, já que há menos pedidos para refazer pontos da obra.

7) Melhora a experiência do cliente

A maioria das pessoas é leiga quando o assunto é planta baixa, pé direito, encanamentos, entre outras questões matemáticas e, muitas vezes, abstratas. Assim, tem dificuldade de entender o que o engenheiro ou arquiteto colocou no papel. 

O 3D facilita bastante, mas a Realidade Virtual na construção civil torna tudo ainda mais fácil, porque a pessoa pode literalmente caminhar pela obra e ver tudo como vai ficar.

banner mid vestibular

Mais do que isso, ela pode desfazer mal entendidos do planejamento inicial e opinar sobre o que não gostou, havendo tempo para ajustar sem ter gerado custos. Assim, o projeto ficará muito mais assertivo e atender melhor as expectativas do cliente. 

8) Mais transparência na construção

A falta de transparência costuma ser uma frustração frequente durante o processo de construção para os proprietários de imóveis e outras partes interessadas. 

Antes, eles simplesmente tinham que confiar que a empresa de construção estava fazendo seu trabalho corretamente e esperavam que uma visita ocasional ao local resolvesse qualquer problema.

Com a Realidade Virtual, todos os envolvidos podem acompanhar o desenvolvimento do projeto e ver que tudo está no caminho certo e progredindo conforme o planejado. 

Quando surgem problemas e perguntas, os clientes podem resolvê-los imediatamente em um ambiente colaborativo, reduzindo o atrito e aumentando a velocidade.

9) Melhora as oportunidades de negócio

Outra maneira pela qual a tecnologia melhora a experiência do cliente é fornecer novas maneiras para os proprietários comercializarem seus imóveis, até mesmo antes da conclusão da construção ou de iniciar alguma reforma, com tours virtuais.

Uma experiência de Realidade Virtual pode mostrar aos inquilinos em potencial como será a aparência do espaço, incluindo vistas, iluminação, layout e mobiliário. Isso aumenta a velocidade da receita para projetos comerciais.

3 aplicações de realidade virtual na construção civil

Quem está investindo em Realidade Virtual, seja adquirindo os equipamentos e softwares necessários ou em conhecimento para saber operá-la, está colhendo resultados bastante produtivos.

A seguir, veja três exemplos de aplicações de Realidade Virtual na construção civil:

1) Softwares de modelagem 3D

A criação de um modelo 3D de um canteiro de obras costumava ser um processo complexo que exigia espaço, tempo e materiais. Esses modelos em miniatura foram úteis na orientação do projeto, mas continham imprecisões e faltavam detalhes.

O software de modelagem 3D trouxe grandes mudanças. Além de possibilitar a criação de um modelo detalhado e preciso com mais rapidez e baixo custo, também permite o compartilhamento desses modelos entre as equipes. 

A Realidade Virtual possibilita que as pessoas mergulhem no projeto e interajam com o ambiente como se realmente estivessem lá.

Outra vantagem dos gráficos em 3D é no gerenciamento de obras. Os equipamentos permitem a inspeção de irregularidades e facilitam a compatibilização com a realidade, o que diminui a chance de erros durante a execução. 

O DAQRI Smart Helmet, por exemplo, é um capacete que permite enxergar através das paredes de uma obra.

Tudo isso graças a uma série de dados que compõe os Modelos de Informação da Construção, traduzindo do termo em inglês Building Information Model (BIM), e que com um sistema de realidade aumentada faz com que o engenheiro ou o arquiteto acesse um ambiente 3D imersivo e em grande escala.

2) Colaboração virtual de equipes

Com a tecnologia da Realidade Virtual na construção civil, é possível acompanhar uma obra sem precisar ir até o seu local. Isso facilita a colaboração das equipes em tempo real, em um ambiente compartilhado, em que elas podem tomar decisões e fazer alterações de onde estiverem.

Isso melhora o fluxo de trabalho e reduz o retrabalho, melhorando a precisão e o processo de comunicação dos envolvidos.

Um exemplo de trabalho colaborativo foi o centro médico em Florence, Alabama. A Layton Construction criou modelos 3D realistas das instalações para permitir que as pessoas passassem pelas enfermarias médicas.

Após a conclusão dos modelos de Realidade Virtual, a construtora permitiu que as pessoas fizessem um tour virtual e interagissem com o meio ambiente. Como resultado, mais de 200 exploraram o local e deram feedbacks que permitiram mudanças importantes.

3) Visão mais realista na apresentação de projetos

Em vez de desenhos e plantas em papel, os clientes podem acessar um modelo de Realidade Virtual e ver por si mesmos como será o projeto quando ele for concluído.

Além disso, durante o processo de construção, os modelos 3D atualizados em um ambiente de Realidade Virtual permitem que os clientes assistam ao desenvolvimento do projeto e checar se tudo está progredindo conforme o planejado. 

Quando surgem problemas e perguntas, os clientes podem resolvê-los imediatamente em um ambiente colaborativo, reduzindo o atrito e aumentando a velocidade da obra.

Para experimentar, faça você um tour de Realidade Virtual com o Build Change para ver como a empresa está usando a tecnologia para melhorar as construções em áreas propensas a desastres.

Realidade Virtual na formação de engenheiros e arquitetos

Como vimos, a Realidade Virtual veio para mudar e melhorar todo o fluxo de trabalho na construção civil, do projeto ao gerenciamento da obra.

Para que engenheiros e arquitetos possam usufruir de todas essas vantagens na prática, é importante que tenham uma boa base teórica, com uma formação acadêmica que inclua as técnicas mais inovadoras.

Nesse sentido, a Athon Ensino Superior vem inserindo as tecnologias com óculos de Realidade Virtual nos eventos e dentro das salas de aula, preparando os acadêmicos para o mercado de trabalho.

As atividades são inseridas em cursos como: 

  • Engenharia civil;
  • Engenharia mecânica; 
  • Engenharia de produção;
  • Engenharia da computação;
  • Arquitetura e urbanismo.

Da mesma forma, o núcleo de Inovação e T.I da Athon Ensino Superior é dedicado a atividades de pesquisa e utilização de ferramentas que permitam desenvolver aplicações em ambiente de Realidade Virtual e Aumentada.

“A realidade virtual e a realidade aumentada tem grande aplicação prática em diversas áreas do conhecimento humano, e nós do Núcleo Athon de Inovação e TI temos trabalhado nessas e outras tecnologias para incorporá-las no dia-a-dia de nossos professores e alunos nos cursos Athon, em especial nas engenharias e arquitetura”, afirma Valdinei Castelan, Coordenador do Eixo de T.I da Athon Ensino Superior.

Afinal, teoria e prática andam juntas e uma boa formação deve incluir ao máximo a experimentação e a aplicação de novas tecnologias. Assim, os futuros profissionais estarão preparados e dotados de habilidades que poderão lhes destacar no mercado.

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.