qual o papel da administração financeira

Qual é o papel da Administração Financeira? + Áreas de atuação

Um dos maiores desafios das empresas de todo o Brasil envolve os cuidados com as finanças.

Para você ter uma ideia, 2 a cada 4 empresas fecham as portas antes de completar 2 anos de atividade! 

E sabe qual é um dos principais motivos para esse fechamento precoce? Se você respondeu má administração financeira, acertou.

A Administração Financeira se preocupa, dentre outras coisas, com a saúde financeira de uma empresa e sua capacidade de fazer investimentos, crescer no mercado e, claro, produzir mais e melhor.

O olhar crítico sobre o setor financeiro é considerado indispensável para empresas de todos os portes, desde o pequeno negócio de bairro até as grandes multinacionais. 

O profissional da Administração Financeira tem bastante conhecimento sobre o mercado, as finanças corporativas e até sobre suas finanças pessoais (o que é ainda mais importante, caso ele seja um empreendedor). 

A soma dessas habilidades faz com que o mercado de atuação do profissional da Administração Financeira seja bem amplo e com salários bem interessantes. 

Quer conhecer mais sobre o papel da Administração Financeira e como o profissional formado nessa área pode atuar?

Confira as dicas e informações a seguir e fique por dentro.

O que é administração financeira?

Administração Financeira é uma área de atuação profissional que tem como objetivo otimizar as principais demandas de uma empresa que se relacionam com o uso dos recursos. 

Isso envolve tarefas como:

  1. Controle da entrada e saída de recursos;
  2. Administração do uso do dinheiro empresarial;
  3. Planejamento do uso dos recursos;
  4. Análise sobre investimentos e melhorias para a empresa;
  5. Análise de resultados de lucro e faturamento.

Quem trabalha na área de Administração de Finanças precisa assegurar que a empresa use seus recursos de maneira inteligente

Assim evitando prejuízos, descontrole de gastos e visando a obtenção de lucro e, claro, o crescimento da empresa. 

O objetivo é gerar lucro e economia, algo que parece simples, porém, que exige conhecimento sobre todas as fontes de recursos.

Além disso, exige um bom olhar analítico sobre as despesas, sempre visando reduzi-las, mas sem trazer impactos negativos para a produtividade.

Para atingir esses objetivos e desenvolver seu trabalho, o profissional da Administração Financeira precisa atuar em diversos pontos:

  1. Análise das finanças;
  2. Planejamento financeiro;
  3. Desenho de processos com foco no uso dos recursos;
  4. Análise de crédito;
  5. Monitoramento e avaliação do fluxo de caixa;
  6. Gerenciamento do patrimônio empresarial;
  7. Acompanhamento das entradas de recursos;
  8. Pagamentos de fornecedores e parceiros de negócios.

Para atuar em todas essas frentes, é preciso autonomia, já que é necessário tomar algumas decisões importantes, relacionadas com o orçamento da empresa e o uso desse dinheiro. 

Qual é o papel da Administração Financeira?

O setor de Administração Financeira tem atuação bem ampla, sendo necessário cumprir todas as tarefas listadas anteriormente. 

O cumprimento dessas demandas permite que a empresa tenha uma boa saúde financeira, e é exatamente esse o papel da administração de finanças.

A ideia não é controlar o cofre e dar ordens para usar o dinheiro aqui e acolá, a missão central do setor é o equilíbrio entre os recursos que entram e as despesas

Se uma empresa passa a gastar mais do que fatura, é questão de tempo até que surjam problemas intensos, como atrasos em pagamentos, inadimplência com bancos e até a falência.

A missão do Administrador Financeiro é dar sustentabilidade à atuação da empresa

E, como a intenção de qualquer negócio é gerar lucro, essa sustentabilidade deve envolver mais dinheiro entrando do que saindo.

Mas nem tudo se resume a buscar resultados. 

A Administração Financeira precisa mapear os gastos e fazer com que a empresa honre seus compromissos (e aqui estão incluídos os pagamentos de salário, acertos de contas com fornecedores, etc). 

Uma empresa séria e respeitada no mercado não pode ter dívidas e ser inadimplente com parceiros, afinal, isso mancha sua reputação e dificulta novos negócios.

De modo resumido, podemos dizer que o papel da Administração Financeira é assegurar que a empresa tome as melhores decisões ao usar seus recursos, inclusive em momentos críticos. 

E quando um negócio toma as melhores decisões, a consequência natural é o equilíbrio entre despesas e lucros.

E, posteriormente, vem o crescimento econômico, que é muito importante para uma empresa se desenvolver e conquistar o mercado consumidor. 

8 áreas de atuação da Administração Financeira

áreas de atuação da administração financeira

O profissional da Administração Financeira tem diversas possibilidades em mãos. 

Sua atuação não se resume somente ao trabalho interno em empresas. 

Existem outras formas de exercer a profissão. Veja algumas delas.

1) Consultoria Financeira

O Administrador Financeiro não precisa trabalhar somente para uma empresa.

Ele pode criar seu próprio negócio e atuar como consultor, auxiliando diversos empreendimentos na melhoria da gestão dos recursos. 

Quem se interessa por consultoria não precisa, necessariamente, abrir a sua própria empresa para prestar esse serviço. 

banner mid vestibular

Existem oportunidades em grandes multinacionais que atuam com foco em auditorias e consultorias, oferecendo bons salários e a oportunidade de trabalhar com grandes clientes. 

2) Administração de Recursos Humanos

O profissional da Administração Financeira aprende a lidar com recursos, porém, nem sempre recursos se resumem a dinheiro. 

Os recursos humanos também são valiosos, e o estudo dessa área faz parte da grade curricular do curso.

Depois de formado, o Administrador Financeiro pode focar sua atuação na gestão dos recursos humanos, auxiliando na criação de um RH forte e estratégico dentro da empresa. 

Existe uma falsa impressão que RH é algo relacionado apenas com psicologia e gestão de pessoas.

É fato que as pessoas são umas das principais fontes de despesa dentro das empresas, e essa realidade abre margem para o RH contar com um Administrador Financeiro.

3) Planejamento estratégico

Muitas empresas possuem um setor focado no planejamento. 

O papel deles é desenhar as operações ao longo do ano, controlar a execução, remanejar atrasos e distribuir as demandas. 

E não é possível falar em planejamento sem pensar nos custos de cada operação.

Por isso, o Administrador Financeiro pode atuar no setor de planejamento para que a empresa desenvolva suas operações com custos reduzidos, alocando os recursos da melhor forma e evitando gastos desnecessários. 

4) Atuação focada em logística

O Administrador Financeiro é uma excelente adição para uma equipe de logística. 

Os processos envolvidos nessa área costumam gerar grandes despesas, que precisam ser analisadas de perto para que não saiam do controle e sejam lucrativas (ou menos custosas). 

Junto com uma equipe especializada em logística, o Administrador Financeiro pode ajudar na busca por soluções para baratear os processos logísticos, usando os recursos da empresa com mais sabedoria. 

5) Marketing

O profissional da Administração Financeira pode chefiar o setor de marketing, analisar os resultados e retornos obtidos pela equipe e o custo-benefício de cada operação. 

É comum encontrar profissionais da administração chefiando esse tipo de setor, já que os colaboradores dessa área não possuem, necessariamente, os skills necessários para otimizar o uso do dinheiro. 

6) Gestão financeira

Na gestão financeira, o profissional está em casa

Aqui ele tem campo para executar tudo o que aprendeu durante a graduação.

Tendo como principais tarefas o planejamento de uso dos recursos, o controle dos gastos, análise dos riscos em investimentos, coordenação de uso do dinheiro da empresa, etc.

Você também pode gostar: Como Ser um Perito Contábil? Guia Completo da Profissão

7) Vendas

O Administrador pode atuar diretamente com as vendas.

Função que pode exigir um treinamento mais específico para desempenhar um bom trabalho.

Ou então atuar na gestão da equipe ou setor de vendas.

O profissional vai trabalhar para que o setor consiga a maior quantidade de vendas tendo o menor gasto possível. 

Além disso,  será responsável por contabilizar a produtividade do setor, criar relatórios de desempenho e gerenciar o desempenho da equipe. 

8) Gestão Executiva

Dado a importância da Administração Financeira para o desenvolvimento da empresa, o profissional da área pode compor o quadro de gestores executivos da organização , tendo contato direto com os chamados Gestores C-Level (como CEO), acionistas e proprietários.

É comum que a alta cúpula da empresa englobe um profissional focado na gestão de finanças.

Por isso, o Administrador Financeiro pode ser alçado ao time principal de gerência do negócio, o que lhe permite grande autonomia para trabalhar e, claro, um salário bem interessante (ainda mais em empresas de grande porte). 

Profissional indispensável!

De fato, a Administração Financeira é fundamental para o desenvolvimento saudável das operações de uma empresa. 

Seu papel é fazer com que a organização cresça com inteligência, sempre focando no uso estratégico de recursos para que seja possível lucrar cada vez mais e gastar com muito cuidado. 

E, se levarmos em conta que vivemos em um cenário de economia muito oscilante e alta competitividade, fica evidente que contar com um profissional especializado na gestão financeira não é algo acessório.

Na verdade,  é praticamente uma obrigação de qualquer empresa que visa o crescimento sustentável. 

Os conhecimentos de Administração Financeira fazem parte da grade curricular do curso de Administração da Athon. 

A graduação em Administração tem como função trazer conhecimentos sobre todos os principais pontos que tangenciam a atuação de um Administrador Empresarial, e o conhecimento sobre a área financeira, que é indispensável. 

Veja também: O que fazer depois da graduação em administração?

Se você ainda está planejando a sua carreira e busca uma profissão versátil,  que oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho, estudar Administração pode ser o caminho ideal para tirar seus planos do papel.

Que saber mais  sobre a Administração Financeira e todos os outros temas que compõem a grade curricular do curso de Administração da Athon Ensino Superior? Acesse o site e confira!

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.