pós, mba e mestrado

Pós, MBA e Mestrado: Entenda as diferenças + dúvidas frequentes respondidas

Um título de pós-graduação certamente impressiona e passa uma certa segurança para quem estiver contratando funcionários.

No mercado brasileiro, isso é ainda mais valorizado porque ainda é algo raro. 

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), apenas 0,8% das pessoas entre 25 e 64 anos possuem esse nível acadêmico no Brasil.

Há opções de pós-graduação para vários perfis de profissionais. 

Para aqueles que buscam uma carreira acadêmica, o mais recomendado é que optem por um mestrado e, posteriormente, por um doutorado. 

Já aqueles profissionais que buscam alcançar um cargo de gestão ou exercer uma função de liderança podem se beneficiar mais de um curso de especialização ou de um MBA

Continue lendo para entender a diferença entre pós, MBA e mestrado e descobrir com qual você se identifica mais!

O que é um MBA?

mba-mestrado-ou-pós-graduação

A sigla MBA significa Master of Business Administration, uma formação em nível de pós-graduação, tradicionalmente voltada a executivos. Hoje, já são comuns MBAs com outros focos, como saúde, tecnologia, comunicação, informação, marketing e agronegócio.  

É importante ficar ligado na grade curricular, porque mesmo os MBAs segmentados acabam dedicando pelo menos dois terços do tempo às disciplinas de administração e de gestão.

Esses cursos são mais voltados àquelas pessoas que gostam de estudar a sua área de atuação, mas não têm interesse na área acadêmica. Esses alunos pretendem aplicar os conhecimentos à prática profissional. 

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) só reconhece cursos com duração mínima de 360 horas-aula. Já a Associação Nacional de MBA classifica os cursos com 360 horas-aula como “padrão Brasil” e os de 480 horas como “padrão global”. 

As aulas costumam acontecer aos sábados ou em alguns dias úteis à noite. As aulas a distância não devem exceder 20% da carga horária, com exceção de períodos como o da pandemia da Covid-19.

O que é uma pós-graduação?

Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), existem dois tipos de pós-graduação: as lato sensu e as stricto sensu

Pós-graduação lato sensu

As pós-graduações lato sensu são programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá um certificado, e não um diploma. 

Pessoas com diploma de curso superior que atendem às exigências das instituições de ensino podem se candidatar a uma vaga. Essa definição segue as regras do artigo 44, III, Lei nº 9.394/1996.  

Pós-graduação stricto sensu

Já as pós-graduações stricto sensu, também de acordo com o MEC, abrangem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos, de acordo com a mesma lei. Ao final do curso, o aluno obterá um diploma.

Então, um MBA é uma pós-graduação?

Para esta pergunta, podemos aplicar a máxima: todo MBA é uma pós-graduação

O MBA é uma pós-graduação lato sensu, assim como as especializações. É a opção ideal para quem trabalha e quer encaixar os estudos nessa rotina, sem se dedicar a eles integralmente. 

A intenção do aluno que procura um MBA é se aperfeiçoar no trabalho e adquirir, além das habilidades técnicas, competências gerenciais e comportamentais para crescer na carreira ou na empresa em que já atua. 

O que é um mestrado?

Quem procura um mestrado pode até estar inserido no mercado de trabalho, mas o foco deste curso é outro. 

Embora, evidentemente, o aluno também adquira conhecimento aplicável à prática profissional, o mestrado forma pesquisadores e professores universitários. 

A maioria das pessoas que cursa um mestrado ou um doutorado quer ficar dentro da universidade, pesquisando e ensinando. 

Claro que isso não impede que o aluno faça o mestrado apenas para ter o título de mestre ou doutor, sem ter interesse acadêmico, e para ser mais respeitado entre os pares da mesma profissão. 

Profissionais que atuam em empresas, por exemplo, também buscam mestrados. Não há regra, portanto.  

É importante lembrar, contudo, que é impossível seguir carreira acadêmica sem títulos strictu sensu.

Em quais condições estarei elegível para um mestrado?

Para fazer um mestrado, você precisa ter um diploma de ensino superior. Não é preciso ter cursado uma especialização antes de se candidatar a uma vaga de mestrado. 

Para fazer o doutorado, porém, é preciso ter concluído um mestrado (embora isso não esteja definido em lei, é assim que funciona na prática – a maioria das universidades exige um título de mestre para se candidatar à vaga de doutorado).


Normalmente, uma seleção de mestrado envolve a análise de um projeto de pesquisa, prova dissertativa, análise de currículo, exame de proficiência em língua estrangeira e entrevista. Costuma ser bem concorrido, então, prepare-se antes – não é algo que se consegue só na sorte.

Para quem um MBA é mais indicado?

Vale lembrar que, em todas as pós-graduações, é importante que o aluno tenha tempo para se dedicar ao curso

Um MBA costuma exigir uma monografia como trabalho de conclusão e como condição para obtenção do certificado.

O MBA também pode ser mais interessante para quem já tem um direcionamento profissional – por exemplo, já trabalha naquela área e deseja se aperfeiçoar. 

vestibular athon blog

É super indicado para gestores em formação ou com carreira já consolidada que buscam dar um salto no desenvolvimento profissional. É também uma ótima alternativa para quem busca se recolocar no mercado

Para quem a pós-graduação é mais indicada?

Uma pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) é indicada principalmente para quem quer estar no mundo acadêmico, seja por meio da pesquisa ou do ensino. 

São cursos extensos, com duração mínima de dois anos, no caso do mestrado, e de quatro anos, no caso do doutorado. Ou seja, vão exigir dedicação e tempo do aluno.

Não é impossível fazer um mestrado ou um doutorado enquanto trabalha, mas é preciso que o emprego seja flexível ou que, pelo menos, abra exceções para alunos de pós-graduação. 

21 opções de cursos de MBA

O MBA Athon Ensino Superior tem três fases de formação, dividido em 18 meses. No curso, você desenvolve as competências comportamentais e gerenciais, estuda as disciplinas referentes ao eixo da especialização escolhida e aprofunda seu conhecimento em conteúdos específicos do MBA escolhido.

Confira os cursos atualmente disponíveis no MBA Athon Ensino Superior:

1. Auditoria empresarial: indicado para contadores, investidores, diretores financeiros ou fiscais, controllers e outros profissionais da área financeira. 

2. Controladoria gerencial de empresas: indicado para especialistas em finanças, contadores e investidores.

3. Executivo em finanças: indicado para profissionais da área financeira em geral.

4. Gerenciamento estratégico de custos: indicado para profissionais da área de gestão financeira ou àqueles que desejam entender a formação e gestão de custos e preços. 

5. Gestão de investimentos: indicado para profissionais ligados à área financeira e à gestão de investimentos. 

6. Planejamento tributário: indicado para profissionais ligados à área de finanças, contadores, diretores financeiros e fiscais.

7. Coaching de alta performance: indicado para gestores de equipes, assim como pessoas que buscam desenvolver a si mesmos. 

8. Gestão de estratégia de pessoas: indicado para profissionais de RH ou quem deseja iniciar uma carreira na área. 

9. Liderança em equipes e inovação: indicado para quem busca se tornar um líder exemplar e motivador de equipes.

10. Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios: indicado para novos empreendedores ou quem pretende empreender em uma empresa já existente.

11. Gestão de qualidade: indicado para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em setores de qualidade.

12. Gestão de projetos empresariais: indicado para gestores de diferentes áreas ou qualquer profissional que trabalhe no planejamento e execução de projetos.

13. Governança corporativa e compliance: indicado para advogados, conselheiros e administradores de patrimônio, acionistas, empreendedores herdeiros, executivos e gestores de empresas fachadas e/ou familiares.

14. Negócios internacionais: indicado para quem busca trabalhar com equipes de diferentes culturas ou realizar negócios em outros países. 

15. Worldwide logistics: indicado para quem busca trabalhar com equipes de diferentes culturas ou realizar negócios em outros países.

16. Design thinking: indicado para profissionais interessados em dominar as técnicas de design thinking para inovação e solução de problemas. 

17. Gestão da comunicação com o mercado: indicado para profissionais que trabalham em setores de comunicação em geral. 

18. Gestão de marketing: indicado para profissionais de qualquer área de formação, que desejam adquirir, rever ou atualizar conhecimentos na área de gestão de marketing.

19. Gestão de vendas e trade marketing: indicado para profissionais das áreas de marketing ou comercial que desejam se aprimorar na gestão de vendas. 

20. Marketing digital: indicado para profissionais das áreas de marketing ou empreendedores que buscam dominar técnicas de marketing digital para acelerar resultados de empresas. 

21. Marketing internacional: indicado para profissionais de multinacionais ou empresas que tenham interesse de comercializar seus serviços ou produtos em outros países.

Faça a melhor escolha!

Antes de optar por qualquer um dos tipos de curso – MBA, especialização, mestrado ou doutorado -, tenha em mente seus objetivos. Embora não existam regras, vale mais a pena fazer um mestrado se o seu objetivo é estar em sala de aula. 

O conhecimento e o aproveitamento de um curso de MBA será melhor empregado se o aluno estiver interessado em crescer dentro da empresa, até alcançar um cargo de liderança.  

Antes de tomar uma decisão, identifique seu perfil. Para ajudar a clarear as ideias, o coordenador do MBA Athon Ensino Superior está à disposição para explicar sobre cada um dos cursos e ajudar você a escolher qual se aplica melhor à sua realidade. 

Lembre-se: conhecimento nunca é demais, e é algo que ninguém tira de você. Informe-se e escolha um curso ideal para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. 

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.