profissoes-sustentaveis

18 profissões sustentáveis para trabalhar a favor do meio ambiente

Foi-se o tempo em que a sustentabilidade era um tema em segundo plano no mundo corporativo. 

O impacto que as empresas produzem no meio ambiente hoje não só ganha mais notoriedade, como exige uma busca crescente por profissões sustentáveis. 

Isso acontece porque a cobrança por responsabilidade social é cada vez mais expressiva e pode, inclusive, colocar em risco o sucesso de uma empresa. 

Para atender essas exigências, cresce a demanda por profissionais capazes de pesquisar, implementar e defender práticas sustentáveis. 

Biólogos, advogados, designers, engenheiros… O leque é enorme e é preciso enxergar a sustentabilidade como como parte do negócio. 

Neste artigo, veja quais são as 18 profissões sustentáveis para trabalhar a favor do meio ambiente. 

 1) Arquiteto

Responsável por criar projetos de espaços como casas, empresas, praças, museus e casas de cultura, esse profissional pode, sim, usar uma consciência mais sustentável para projetar os espaços da forma ambiental correta. 

Ele também pode se especializar em áreas como arquitetura verde, buscando otimizar o uso dos recursos naturais. 

Saiba mais: Engenharia Civil ou Arquitetura? Quais são as Diferenças + Áreas de atuação

2) Advogado ambientalista

Também é possível incluir a advocacia dentro da profissões sustentáveis

Afinal, empresas de todo o mundo trabalham para que as práticas sustentáveis virem prioridade. 

Nesse contexto, o advogado ambientalista é responsável por regulamentar a atuação das companhias em prol do meio ambiente. 

Sua função, portanto, é se certificar que as ações tomadas por executivos estejam dentro daquilo que é permitido pela lei e não causem mais riscos ao meio ambiente. 

3) TI Verde

O profissional de TI Verde pode elaborar projetos baseados nos conceitos de eficiência energética, ou seja, produzir mais energia com menos recursos. 

Evidente que isso precisa ser executado sem interromper ou diminuir a produtividade. 

Outra função desse profissional é cuidar do descarte e da reciclagem dos equipamentos, utilizando lugares apropriados para o descarte e, assim, contribuir para a preservação. 

4) Gestão ambiental 

Esse profissional trabalha focado no gerenciamento de recursos naturais das indústrias e empresas. 

É ele quem vai administrar os resíduos e a recuperação de áreas que estão contaminadas ou degradadas. 

Na indústria, o gestor ambiental também será responsável por propor medidas econômicas ou sociais para reduzir o impacto causado pelo processo de fabricação dos produtos.

5) Técnico em meio ambiente

O técnico em meio ambiente é responsável por propor medidas e projetos para minimizar o impacto ambiental e a recuperação de áreas já degradadas. 

Ele faz isso através da coleta de informações e interpretação de dados. Esse profissional tem condições de trabalhar em instituições públicas e privadas, ONGs e unidades de conservação ambiental. 

6) Professor de ciências

Consciência ambiental não se forma do dia para noite e, justamente por isso, o papel do professor de ciências, desde o ensino básico, é tão importante. 

Seja em escolas públicas, privadas, em ONGS, ou mesmo na elaboração de livros didáticos, esse profissional faz a diferença no trabalho de educar ambientalmente as próximas gerações. 

7) Biólogo

A biologia vai muito além da carreira de professor. Interessados na área podem se tornar pesquisadores e contribuir para o desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo. 

Com a carga de conhecimento que recebem  na universidade e com as especializações que poderão fazer, biólogos também estão aptos a realizar trabalhos de consultoria ambiental, resgate de fauna e flora e ainda elaborar estudos de impacto ambiental. 

8) Engenheiro ambiental 

engenheiro-ambiental

A engenharia ambiental permite que o profissional atue em diversas áreas relacionadas ao meio ambiente, seja setor público, seja no setor privado. 

O principal foco é a integração de critérios sociais, ecológicos, tecnológicos e econômicos para promover o desenvolvimento sustentável. 

O engenheiro ambiental, portanto, cuida do sistema de transporte e tratamento do lixo doméstico e de resíduos industriais,  grandes desafios das cidades e empresas. 

Leia também: Engenheiro de Produção: O Que Faz, Salário e Possibilidades de Atuação

9) Engenheiro químico

O engenheiro químico é plural e pode atuar em diversos meios. Na área da sustentabilidade, está habilitado a desenvolver o sistema de tratamento de gases e líquidos e também a supervisionar medicamentos. 

Sua função em prol da sustentabilidade pode ser definir métodos de preservação ambiental na cadeia produtiva de uma empresa. 

10) Engenheiro agrônomo ou florestal 

Um dos principais escopos deste profissional inclui a recuperação de áreas degradadas, a orientação da produção agropecuária e o planejamento da aplicação de recursos naturais de forma sustentável. 

banner mid vestibular

A tendência é que o engenheiro florestal ganhe cada vez mais protagonismo, visto que o atual modelo econômico global exige uma exploração sustentável dos recursos naturais. 

 11) Designer de produtos sustentáveis 

O designer de produtos sustentáveis fica responsável por desenvolver produtos ecoeficientes e com mínimo impacto ambiental possível. 

Essa é outra profissão com projeção de grande visibilidade, já que as empresas estão sendo desafiadas a diminuir seu impacto ambiental, repensando o uso de matéria prima e geração de resíduos. 

12) Especialista em construções sustentáveis

O mercado de trabalho de construção sustentável é uma das grandes oportunidades desta década. 

Arquitetos, planejadores urbanos e engenheiros civis podem atuar em diversas etapas de construções sustentáveis, entre elas projeto, construção e manutenção, estratégias de redução do consumo de energia, gestão de resíduos, gestão de água, entre outros. 

Para se ter uma ideia, ainda na década de 90, o Green Building Council (GBC) lançou uma certificação chamada Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Esse processo potencializou o movimento pela redução dos impactos ambientais na construção civil. 

13) Coordenador ou gerente de sustentabilidade

É responsável pela gestão e planejamento das atividades corporativas ligadas ao âmbito social e ambiental da empresa. 

Entre as principais atividades, estão adaptação de sistemas de gestão, auditorias, avaliação de fornecedores, além de relatórios de sustentabilidade. 

Esse profissional é o responsável por garantir a responsabilidade da empresa com o meio ambiente e também de oferecer retorno à comunidade. 

Para ser um coordenador e encarar os desafios da função é necessário desenvolver a habilidade de resolução de problemas complexos

14) Gestão de fornecedores

Você sabia que a reputação de uma empresa pode ser comprometida por uma prática inadequada de um fornecedor?

Justamente por isso o gestor de fornecedores é tão estratégico para a companhia.  É ele que vai garantir a adequação da cadeia de fornecedor no que toca assuntos como impacto ambiental, condições de trabalho, entre outros. 

15) Diretor de negócios sociais 

O diretor de negócios sociais pode liderar projetos especializados em produtos que promovam o desenvolvimento sustentável. 

Esse profissional tem nas mãos a incumbência de entregar iniciativas que coloquem na pauta a preocupação com o meio ambiente como prioridade. 

16) Coordenador de investimento social privado

O coordenador de investimento social privado é responsável por coordenar e aplicar os recursos de uma empresa para questões que sejam relevantes para a sociedade. 

Esse profissional poderá ajudar a organização a trazer resultados que, de fato, impactem a sociedade. 

Um desses caminhos, claro, podem ser iniciativas que envolvam a sustentabilidade. 

17) Analista de investimentos sustentáveis

O analista de investimentos sustentáveis é o profissional que precisa entender a linguagem da sustentabilidade e do mercado financeiro. 

É ele quem vai ajudar as empresas a financiar projetos avaliando os riscos socioambientais e buscando padrões mais sustentáveis. 

Além de analisar os riscos, ele também poderá buscar opções de filantropia para causar impacto positivo. 

Vale lembrar que as demandas no mercado de trabalho para este profissional são recentes e prometem aumentar consideravelmente.  

18) Especialista em energias renováveis 

Essa é talvez uma das profissões sustentáveis com maior chance de crescimento nos próximos anos.

A expansão do setor de energias renováveis nos últimos anos fez aumentar consideravelmente a demanda por especialistas na área. 

Para se ter uma ideia, somente no Brasil, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a instalação de sistemas de produção de energia solar nos telhados brasileiros triplicou em 2019. 

O especialista em energia renovável pode se dedicar, portanto, as pesquisas e estudos de novas fontes de energia e implantação de sistemas até a disposição dos resíduos gerados por estas tecnologias. 

24 milhões de novos empregos

Segundo relatório publicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a implantação de uma economia mais verde pode gerar até 2030 mais de 24 milhões de novos empregos. 

As profissões relacionadas à sustentabilidade, portanto, estarão no centro das atenções. 

Se você se identifica com o tema e deseja trabalhar com iniciativas que causem um impacto positivo na sociedade, avalie qual dessas 18 ocupações mais se enquadram com o seu perfil e busque uma graduação ou especialização na área. 

Faça agora um Teste de Carreira Gratuito!

Não tem mais volta. 

As empresas serão cada vez mais instigadas a voltar seus olhos para a sustentabilidade e mobilizar o efetivo a criar soluções para minimizar os danos que o homem já causou ao meio ambiente. 

Gostou desse conteúdo? Deixe abaixo o seu comentário sobre quais profissões você mais curtiu e sonha em exercer um dia!

Aproveite e leia: Ser ou não ser empreendedor? 14 vantagens e desvantagens de entrar nessa 

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.