planejamento de carreira profissional

Planejamento de carreira profissional: 7 dicas para fazer o seu

Planejamento de carreira profissional e sucesso andam juntos. 

As pessoas em busca de uma trajetória bem-sucedida precisam entender que, mesmo diante das incertezas do futuro, é indispensável fazer um planejamento de sua biografia profissional.

Essa tarefa deve começar antes mesmo da entrada no mercado de trabalho. O ideal é que os primeiros cuidados com esse tema se iniciem ainda durante o período estudantil. 

E isso faz todo o sentido, afinal, o planejamento envolve estudo, e o jovem precisa decidir em qual área vai atuar para que seja possível ingressar em uma universidade e se preparar com maestria.

Quer fazer um planejamento de carreira? Então, acompanhe abaixo algumas dicas para estruturar seu plano e criar uma estratégia para atingir seus objetivos no futuro. Preparado(a)?

O que é um planejamento de carreira profissional?

importancia-do-planejamento-de-carreira

Planejamento de carreira é um exercício que qualquer pessoa pode fazer e que tem como objetivo ajudar na orientação profissional e na determinação de objetivos, tanto pessoais quanto profissionais.

Ela deve ser executada com regularidade, a fim de orientar o jovem na escolha de sua carreira e dos passos que pretende tomar a curto, médio e longo prazo.

O planejamento de carreira profissional deve ser entendido como uma atividade constantemente em produção, afinal, sabemos que a vida não é regular e que um plano construído ainda na juventude pode tomar muitos desvios ao longo dos anos.

A ideia é criar uma espécie de mapa, uma orientação sobre um caminho e habilidades a serem adquiridas, que deverá ser construído pelo próprio indivíduo.

A principal finalidade do planejamento é o sucesso profissional, contudo, para chegar lá é preciso determinar as etapas. 

Veja agora 7 dicas para construir um planejamento da carreira profissional.

1) Pense sobre as áreas de interesse

Nem todo mundo sabe exatamente qual profissão seguir, mas pode já ter uma ideia de quais áreas despertam o seu interesse. 

Um adolescente com facilidade e gosto pelas ciências exatas pode não saber com certeza se quer seguir carreira na engenharia ou na computação, porém, já sabe que jornalismo ou medicina não são de seu interesse.

Essa é uma fase de autoconhecimento, um momento de reflexão sobre as atividades profissionais e o tamanho do interesse que elas despertam. 

É preciso analisar com carinho cada uma delas, pesquisar um pouco mais sobre a rotina e as particularidades da carreira e o que é exigido dos profissionais de topo.

2) Defina objetivos de longo prazo

Após definir as áreas de interesse, o próximo passo é pensar bem longe no futuro e criar os objetivos de longo prazo. 

Aqui devem entrar metas precisas. É melhor definir seu objetivo como “ser chefe do departamento de engenharia de uma universidade pública” do que “ser pesquisador”. 

As metas de longo prazo precisam ser bem definidas para construir o objetivo final do seu mapa, ou seja, estamos falando daquelas metas que são o seu real desejo ao pensar no seu eu profissional.

Determine os seus grandes objetivos para que seja possível construir o restante do caminho. 

É o nível de complexidade da sua meta maior que norteará o seu planejamento de carreira profissional.

Exemplos de objetivos a longo prazo:

  • Conquistar uma vaga na minha área em uma empresa internacional;
  • Ser uma referência em jornalismo no meu estado;
  • Ser um especialista na linguagem de programação javascript.

3) Defina objetivos de curto e médio prazo

Definido o seu grande objetivo, é hora de partir para as metas menores. Esta etapa vai depender de onde você se encontra agora. 

Se já está na faculdade, o ideal é construir objetivos atingíveis e bem claros, tais como:

  1. Finalizar as disciplinas;
  2. Entregar o TCC;
  3. Montar meu currículo;
  4. Encaminhar para X empresas;
  5. Pesquisar sobre Pós-graduação ou MBA;

Esta etapa de construção do planejamento profissional é bastante longa, já que envolve uma série de objetivos, sendo que novas metas vão surgindo conforme o tempo passa. 

vestibular athon blog

Apesar de ser um momento de criar uma grande lista de deveres, boa parte deles podem ser cumpridos em pouco tempo, o que aumenta a sensação de progresso e ajuda a manter seu foco e resiliência. 

4) Fique de olho no tempo para cumprir seus objetivos menores

É importante definir um tempo ideal para cumprir cada etapa do planejamento. Tente estipular períodos realistas para cumprir as tarefas, caso contrário você poderá ter um enorme sentimento de frustração.

Pense bem quanto tempo cada etapa consome, quais delas serão feitas concomitantemente e como você pretende realizar cada uma delas. 

Só depois determine um período para fazê-las.

5) Certifique-se de criar objetivos realistas

Cuidado para não criar metas muito complexas. 

É melhor criar objetivos como “ser o CEO de uma grande empresa” do que “tornar-se o homem mais rico do Brasil”. 

Seu plano precisa ter os dois pés no chão. 

Portanto, se você tem uma meta muito audaciosa, como, por exemplo, se tornar astronauta, é preciso duplicar seu nível de pesquisa sobre a carreira para entender quais são suas chances de sucesso e se realmente é possível atingir o plano criado. 

6) Entenda que nem tudo depende de você

Para muitas profissões, o sucesso não depende exclusivamente da sua dedicação. Em muitos casos o futuro do seu sucesso estará em outras mãos, e isso é bastante comum. 

Por essa razão, saiba que a estruturação de um plano profissional precisa ser acompanhada de um certo preparo psicológico.

O mundo profissional é cheio de desafios e relações, e isso não pode ser ignorado na hora de montar um planejamento de sucesso profissional. 

Por mais que seja impossível prever que tipo de pessoas você vai encontrar em sua trajetória, é importante desenvolver soft skills para aprender a lidar com pessoas, suas emoções, perfis e atitudes. 

Acredite: além do seu próprio esforço, o bom relacionamento com os profissionais que estarão ao seu lado são determinantes para que você prospere e atinja os seus objetivos.

7) Saiba o que sua carreira exige em termos educacionais

O presidente de uma multinacional de sucesso com certeza não tem apenas o diploma de curso superior em seu currículo escolar. 

Profissões de alta importância e bem remuneradas costumam exigir uma série de qualidades e habilidades, portanto, se seus objetivos envolvem grandes escaladas no universo corporativo, saiba que você vai precisar estudar bastante.

Pesquise quais são os cursos e programas educacionais que contribuem para seu planejamento, como MBAs e Pós-graduações, e tenha certeza de inserir a realização deles como objetivos de curto e médio prazo. 

A educação abre grandes oportunidades profissionais. Um profissional que está estudando é alguém que está sempre aprendendo e otimizando sua performance, e isso é muito valorizado em qualquer ambiente profissional. 

A importância de ter um plano de carreira profissional

Criar o seu plano de carreira profissional é importante para nortear seu futuro e, mais do que isso, oferecer para você um instrumento que serve de guia para o seu desenvolvimento profissional, pessoal e intelectual.

Pessoas que fazem um plano para sua vida profissional iniciam sua vida adulta de forma mais organizada, tendo sempre uma base estratégica para seus próximos passos. 

Ao mesmo tempo, o plano auxilia no seu preparo para os desafios, antecipando parte deles e permitindo que você consiga criar soluções inteligentes para seus obstáculos e demandas.

Para te ajudar nessa missão tão importante, você pode contar com a séria de vídeo-dicas feitas com o Professor e Diretor da Athon Ensino Superior Sandro Vidotto, autor do livro Miopias na Escolha da Carreira Profissional e especialista na orientação de jovens que estão iniciando sua trajetória na vida adulta. 

Convidamos você a conferir um desses vídeos, no qual o professor fala sobre as carreiras raras, que são trajetórias profissionais que alinham duas áreas distintas para criação de um profissional que raramente será copiado, fazendo dele uma peça-chave no mercado.

A construção do seu futuro profissional começa agora

Por isso, comece a traçar seus objetivos hoje  mesmo e tire um tempo para começar o seu planejamento de carreira profissional.

Quer mais alguns conteúdos sobre carreira e habilidades profissionais? Então, confira três conteúdos que separamos para você:

  1. Como desenvolver a habilidade de resolução de problemas complexos;
  2. O que é a Carreira em T?
  3. Ser ou não ser empreendedor: o que é preciso para seguir este caminho? 

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.