o que fazer depois da graduacao em administração

O que fazer depois da graduação em Administração? 7 caminhos para seguir

A formatura é sempre um momento muito esperado, mas quando ela chega… uma avalanche de incertezas pode tomar conta! 

Inclusive, com a pergunta:  o que fazer depois da graduação em Administração? 

Para quem escolheu esse curso, em especial, o dilema é ainda maior, porque é uma formação que permite atuar em muitas áreas.

Um administrador pode utilizar seus conhecimentos para gerenciar pessoas, recursos e negócios tanto no setor privado, quanto em instituições públicas, além de poder empreender.

Tudo isso tem um lado bom, que é a diversidade de opções, mas também ruim, porque aumenta a dificuldade de escolher a melhor alternativa para si. 

A seguir, compartilhamos 7 caminhos para seguir – além de dicas do que NÃO fazer depois da graduação em Administração. 

O que fazer depois da graduação em ADM?

graduação-em-administração

Ao se formar em Administração, o profissional tem algumas opções de caminhos para seguir. Veja, a seguir, algumas alternativas:

1) Entenda a área que você quer atuar

Para saber o que fazer depois da graduação em Administração, comece se questionando sobre o que você gosta e se imagina fazendo dentro do escopo de atuação.

Se você não teve um estágio que lhe despertou esse desejo, talvez seja preciso testar algumas oportunidades de emprego para explorar as diversas áreas.

Quando descobrir qual tipo de trabalho você mais gosta, aproveite para se especializar nessa área e se tornar um profissional diferenciado, ou seja, com conhecimento e experiências que te destaquem diante dos demais graduados em ADM.

Afinal, o mercado de trabalho tem exigido profissionais que buscam pela chamada Carreira em T, perfil de profissional que une a especialização com visão global de negócio e competências socioemocionais.

2) Defina um objetivo

A carreira em Administração oferece muitos caminhos, por isso, é fácil perder o foco. Até mesmo quem decidiu por uma área, pode acabar andando em zigue-zague. Por isso a importância de definir um objetivo e, a partir daí, traçar as metas para alcançá-lo. 

Tem vontade de ser CEO? Tente um trainee ou faça especialização na área onde você atua. 

Ou você tem o perfil da Carreira em Y, que deseja crescer na empresa sem ser um gestor? Invista em cursos específicos dessa linha.

3) Entre em um programa de Trainee

Tanto para quem tem o sonho de trabalhar em uma determinada empresa como para quem quer descobrir que área dentro da Administração quer seguir, o programa de trainee é um ponto de partida ideal.

Além de passar pelo setor de marketing até o de vendas, do controle dos processos financeiros ao de recursos humanos, o trainee oferece a oportunidade de mostrar seus potenciais para a função que você busca.

Mesmo para quem não tem o objetivo de permanecer e se desenvolver dentro daquela empresa, além de salários bem interessantes para quem está recém formado, vai adquirir uma experiência completa para conquistar o seu objetivo ao final do programa. 

4) Faça um concurso

Um dos mais tradicionais caminhos para quem pensa o que fazer depois da graduação em Administração.

O concurso público é sempre uma ótima escolha de carreira e uma opção muito interessante para quem se formou em Administração. 

Como o curso oferece conhecimentos diversificados, a graduação em ADM é um dos requisitos mais comuns nas listas de concursos.

Os salários vantajosos e a estabilidade profissional são algumas das principais vantagens para quem escolher esse caminho. 

Mas não se esqueça que, assim como há mais opções de concursos para administradores, a concorrência também costuma ser grande.

É preciso estudar e se dedicar para seguir esse rumo.

5) Empreenda!

Muitos recém-formados esquecem ou tem medo de escolher o caminho do empreendedorismo e preferem as opções supostamente mais “seguras”, como concurso e trainee.

Mas esquecem que saem da faculdade com todos os conhecimentos para abrir uma empresa. 

Claro que se teoria fosse suficiente, todo administrador seria um empreendedor. É preciso, também, ter determinação e acreditar na ideia que pretende tirar do papel.

Veja também: Curso de MBA: Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios

O espírito empreendedor não é um mito. É preciso ter motivação e saber motivar os colaboradores, não desistir no primeiro obstáculo e criar as conexões certas para levar o negócio adiante.

6) Nunca pare de estudar

formado-em-administração

Seja qual caminho você escolheu – um cargo específico, ser trainee, fazer concurso ou abrir uma empresa -, a capacitação é algo que deve lhe acompanhar por todos eles.

A graduação em Administração é só um ponto de partida. 

Depois da formatura, busque uma especialização, depois um mestrado, ou procure até por um curso de idiomas

Não importa a ordem, isso é você quem define conforme as circunstâncias. 

Em um mercado cada mais concorrido, não há desculpas de falta de tempo. Quem quer se manter atualizado e se especializar para alcançar seus objetivos consegue, basta se planejar e se dedicar.

7) Busque uma especialização

Além de muitas opções, para diferentes gostos e bolsos, as especializações na área da Administração são muito vantajosas para quem quer agregar conhecimento em uma área e criar novas oportunidades.

Cursos como MBA são estratégicos para quem busca elevar seu desempenho e se qualificar a cargos mais elevados ou potencializar os resultados da sua própria empresa.

Mas atenção: é preciso escolher uma boa faculdade para que o seu investimento seja mais do que apenas um certificado.

banner mid vestibular

A Athon Ensino Superior, além de ser reconhecida nacionalmente como uma instituição de ensino superior de excelência, está com cursos de MBA focados em negócios e dirigido à formação de líderes em todos os níveis.

As aulas são dinâmicas e vão direto ao assunto e ao que realmente agrega conhecimento no dia a dia da sua carreira. 

Além disso, o MBA Athon Ensino Superior ajuda você a definir seus objetivos, elaborar seu planejamento profissional e desenvolver de competências comportamentais e gerenciais para ser um administrador de sucesso.

Veja também: 8 áreas de atuação da Administração Financeira

A seguir, veja algumas das opções para administradores que buscam desenvolvimento pessoal e profissional:

Cursos do Eixo de Gestão e Recursos Humanos

Coaching de Alta Perfomance

Indicado para: Gestores de equipes, assim como pessoas que buscam desenvolver a si mesmos.

O coaching de performance é um método que permite que o aluno invista no autodesempenho, autodesenvolvimento e autoconhecimento, visando melhorar os aspectos e resultados voltados para a própria carreira.

Com o MBA de Coaching de Alta Performance da Athon, o aluno será capaz de aprimorar suas habilidades e competências, resultando no aumento de produtividade.

Gestão Estratégica de Pessoas

Indicado para: Profissionais de RH ou quem deseja iniciar uma carreira na área

O setor de Recursos Humanos de uma empresa é extremamente importante e necessário para manter um quadro de colaboradores satisfeitos e motivados, o que impacta diretamente nos resultados operacionais e financeiros.

O MBA de Gestão Estratégica de Pessoas da Athon permite que o aluno desenvolva a capacidade de contribuir para o desenvolvimento da própria empresa em que trabalha ou ainda gerenciar os talentos que vierem a colaborar num projeto próprio.

Liderança em Equipes e Inovação

Indicado para: quem busca se tornar um líder exemplar e motivador de equipes

Crescimento e inovação são tópicos que devem ser integrados por completo em um processo de planejamento estratégico. Entretanto, poucos executivos estão habilitados para incorporar estes temas no seu dia a dia.

O curso MBA de Liderança em Equipes e Inovação torna o aluno capaz de desenvolver a gestão de equipes e tornar-se um líder com foco na busca constante por inovação.

Cursos do Eixo de Gestão Empresarial 

Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios

Indicado para: novos empreendedores ou quem pretende empreender em uma empresa já existente.

Com o MBA de Empreendedorismo da Athon, o aluno aprende a analisar a viabilidade do negócio, com planejamento financeiro, gestão de pessoas e desenvolvimento de estratégias de marketing e vendas, ou seja, todas as técnicas e metodologias necessárias para alcançar o sucesso.

Sendo assim, o curso é recomendado para quem gostaria de abrir a própria empresa ou ainda para os que desejam iniciar um projeto de empreendedorismo em companhias já existentes.

Gestão da Qualidade

Indicado para: profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em setores de qualidade.

Nos dias atuais, os consumidores exigem cada vez mais qualidade de serviços e produtos que adquirem. Além disso, existem diversas ferramentas do governo que garantem a eficiência dos serviços prestados pelas empresas e, por isso, este tema é tão importante.

O MBA em Gestão de Qualidade da Athon oferece o necessário para que o aluno se torne um excelente profissional na verificação da qualidade dos serviços ou produtos oferecidos, de modo a evitar qualquer tipo de incidente e garantir a satisfação do cliente.

Gestão de Projetos Empresariais

Indicado para: gestores de diferentes áreas ou qualquer profissional que trabalhe no planejamento e execução de projetos.

É de conhecimento geral que todas as ações realizadas em uma empresa, se forem bem planejadas e executadas, melhoram os resultados. Por isso, a gestão de projetos é essencial para qualquer organização.

Assim, etapas como o aprofundamento do conhecimento, o compartilhamento de ideais e a definição de roteiros são aprendidas pelo aluno do MBA em Gestão de Projetos Empresariais da Athon, capacitando-o para a implementação de sistemas de gestão, o redesenho de processos e o desenvolvimento de programas e portfólios da área

Governança Corporativa e Compliance

Indicado para: Advogados, conselheiros e administradores de patrimônio, acionistas, empreendedores herdeiros, executivos e gestores de empresas fachadas e/ou familiares.

Como um eixo central, a governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas. Este sistema envolve o relacionamento entre os sócios, o conselho de administração e a diretoria, além de órgãos de fiscalização e demais partes interessadas.

O profissional que optar pelo curso de MBA em Governança Corporativa da Athon poderá alinhar interesses da empresa para preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, com informações objetivas, princípios básicos claros, transparência e responsabilidade corporativa. 

Negócios Internacionais

Indicado para: quem busca trabalhar com equipes de diferentes culturas ou realizar negócios em outros países.

Em constante crescimento, a área de Negócios Internacionais apresenta diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Diretamente ligados a questões comerciais, os estudantes deste curso estarão aptos a lidar com a compra e venda de produtos entre nações e analisar mercados estrangeiros. 

Worldwide Logistics

Indicado para: quem busca trabalhar com equipes de diferentes culturas ou realizar negócios em outros países.

Presente em todos os deslocamentos de materiais e produtos, doméstica e internacionalmente, os processos de movimentação física, nas operações “inbound, in-plant and outbound”, igualmente, integrando a cadeia supridora, são essenciais para que os mercados consumidores tenham acesso aos produtos.

Atuar sob a ótica das melhores práticas internacionais desde a contratação dos provedores de serviços, com as técnicas de “procurement”, conhecer equipamentos, atos regulatórios, riscos e oportunidades relativos à navegação marítima/aérea e administrar os processos com captura e tratamento informações relativas às operações, são habilidades a serem desenvolvidas, neste curso.

O que NÃO fazer depois da graduação em ADM?

the-office

Tão necessário quanto saber o que fazer depois da graduação em Administração, é saber o que NÃO fazer. A seguir, veja algumas dicas do que você deve evitar depois da formatura:

  • Não se acomode! Como já mencionamos, a conclusão da graduação é apenas o ponto de partida da sua vida profissional. 
  • Não se contente com pouco, isso vale para disputa de um cargo, dentro de uma empresa, numa instituição pública ou na sua própria empresa, pois o caminho para o sucesso envolve dedicação constante. 
  • Não pare de estudar e de buscar conhecimento, seja por meio de cursos “oficiais” ou numa busca individual.
  • Não se dedique 24 horas por dia nos sete dias da semana em todos os 12 meses do ano. Esforço e determinação também merecem recompensa e momento para desfrutar dos ganhos que você já obteve.
  • Não relaxe demais a ponto de se acomodar ou de achar que já chegou ao ponto alto da sua vida profissional. Acredite em você mesmo e busque novas conquistas todos os dias. Equilíbrio é a chave para manter a saúde física e emocional intacta.

Um mundo de oportunidades para recém formados em ADM

É um vasto mundo de opções, não é? Mas isso é bom, acredite! 

Significa que qualquer caminho que você escolher pode te levar ao sucesso, basta que você tenha isso bem planejado, escolha as especializações certas e tenha profissionais experientes para orientá-lo.

E lembre-se: a sua carreira, seja como um administrador ou na área que o destino te conduzir, tem de refletir aquilo que você é, aquilo que você quer deixar como marca no mundo.

Por isso, é importante fazer escolhas conscientes, desde o curso de especialização, a vaga de emprego e a abertura da sua própria empresa. 

Trilhe o seu caminho na área da administração rumo a ser um profissional realizado e acima da média.

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.