mindset fixo e de crescimento

Mindset fixo x Mindset de crescimento: descubra qual é o seu

Você sabia que a forma de pensar reflete diretamente no sucesso da sua vida profissional?

Também conhecidos pela psicologia como Mindset fixo e de crescimento, esses padrões de mentalidade têm o poder de definir a sua relação com o trabalho e com as pessoas.

Mas como treinar a nossa mente para estar receptiva aos obstáculos e encarar até mesmo o erro como oportunidade para crescer?

Afinal, é possível modificar o nosso mindset, essa importante ferramenta da nossa personalidade e que orienta a forma como nos relacionamos com o mundo?

A autora que criou o conceito e escreveu um livro sobre o tema – Mindset: a nova psicologia do sucesso – afirma que sim.

Para a americana Carol S.Dweck, basta tomar conhecimento dos dois mindsets, entender onde você se encaixa e, a partir daí, praticar exercícios diários para raciocinar e reagir de novas maneiras.

Neste post saiba tudo sobre mudança de mindset, essa atitude mental que pode ser fator decisivo para explorar potenciais no trabalho (e na vida!).

O que é um Mindset Fixo?

mindset-fixo

As pessoas que apresentam o Mindset Fixo, são aquelas que acreditam (conscientemente ou não) que as habilidades não mudam e não se alteram ao longo da vida.

Ou seja, são perfis que apresentam dificuldades em ver as suas próprias limitações e que creem que inteligência ou capacidade são características natas.

É por isso que pessoas com Mindset Fixo custam a acreditar que o esforço possa gerar mudanças significativas.

Para elas, um episódio de fraqueza é sinal de derrota e nunca uma oportunidade para evoluir.

Segundo Carol S.Dweck, que também é professora da Universidade de Stanford, essas pessoas geralmente evitam desafios e tendem a desistir de determinadas situações quando encontram obstáculos.

Isso acontece porque se sentem ameaçadas pela possibilidade do erro e errar. Para elas, é inadmissível.

Por serem muito apegadas ao que já sabem – e isso não quer dizer que seu saber não seja necessário -, esse perfil também costuma ser um pouco mais resistente a feedbacks ou feedforwards.

Elas também acreditam que se são boas em determinada atividade, não serão boas em outra.

Acompanhe o raciocínio de Dweck:

“Acreditar que suas qualidades são imutáveis, cria a necessidade constante de provar a si mesmo o seu valor. Se você possui apenas uma quantidade limitada de inteligência, determinada personalidade e certo caráter moral, nesse caso terá de provar a si mesmo que essas doses são saudáveis. Não lhe agradaria parecer ou sentir-se deficiente quanto a essas características fundamentais.”

Por isso a grande virada de chave do Mindset Fixo para o Mindset de Crescimento é compreender que o esforço pode, sim, ampliar as suas aptidões e o seu nível de inteligência.

Preparamos uma lista de frases comumente ditas/pensadas por pessoas de Mindset Fixo:

  • O fracasso é o limite das minhas habilidades;
  • Eu sou bom ou não sou/ Eu posso fazer ou não posso;
  • Minhas habilidades são imutáveis;
  • Eu não gosto de ser desafiado;
  • Meu potencial é predeterminado;
  • Quando eu fico frustrado eu desisto;
  • Feedback e críticas são pessoais;
  • Eu me apego ao que eu sei.

O que é um Mindset de Crescimento?

mindset-de-crescimento-1

Pessoas que apresentam o Mindset de Crescimento acreditam que as habilidades podem ser desenvolvidas por meio de muito trabalho, boas estratégias e orientação.

Esse perfil não apenas busca o desafio, mas prospera com ele e ressignifica o significado de esforço.

Ao contrário do Mindset Fixo, o Mindset de Crescimento (também conhecido por Mindset Progressivo) é essencial para o sucesso profissional, já que essas pessoas acreditam que dons e talentos podem ser melhorados.

Outro ponto que explica porque as pessoas de Mindset de Crescimento são mais bem sucedidas é que elas costumam encarar o erro como forma de aprendizado.

Em certo nível,  o fracasso pode até ser “atraente” já que estimula que procurem novas soluções.

Para a pesquisadora Dweck, as pessoas com esse perfil partem do pressuposto de que todos os humanos têm um potencial desconhecido que pode, sim, ser ativado pela educação, pelo esforço e pela paixão pelo novo.

É bem verdade que a novidade impulsiona essas pessoas.

Para você ter uma ideia, em uma sala de aula, alunos com mentalidade de crescimento são aqueles que demonstram uma nova maneira de resolver um problema de matemática, oferecem respostas em sala de aula mesmo quando não têm certeza e não têm medo de fazer perguntas.

Preparamos uma lista de frases comumente ditas/pensadas por pessoas de Mindset de Crescimento:

  • O fracasso é uma oportunidade para crescer;
  • Eu posso aprender tudo o que eu quiser;
  • Desafios me ajudam a crescer;
  • Meu esforço e minhas atitudes determinam as minhas habilidades;
  • Feedback é construtivo;
  • Eu também sou inspirado no sucesso dos outros;
  • Eu gosto de tentar novas coisas.

Se você gostaria de se aprofundar mais nas palavras da autora e compreender as diferenças de mindset fixo e de crescimento, vale conferir o TED apresentado por Carol Dweck sobre o assunto:

Mindset Fixo ou de Crescimento: Qual é o seu?

Quando você começar a entender os mindsets fixos e de crescimento, vai  perceber como um pensamento leva a uma ação.

Ou seja: se você acredita que suas qualidades e habilidades são imutáveis, provavelmente vai seguir pelo caminho mais seguro e evitar correr riscos.

Mas se tem a crença de que suas qualidades podem ser cultivadas, terá uma série de pensamentos e ações diferentes que o farão buscar desafios.

banner mid vestibular

Mas é possível apresentar características dos dois Mindsets?

Sim! Conforme a autora do bestseller Mindset: a nova psicologia do sucesso, todos nós temos elementos de ambos.

Por exemplo: posso acreditar que minha capacidade artística é imutável, mas que minha inteligência possa ser desenvolvida. Ou então que minha personalidade é fixa, mas minha criatividade pode se desenvolver.

Nesse processo é importante reconhecer quando o seu pensamento está mais voltado para o Mindset Fixo e transformá-lo.

Segundo Maurício Micheletti, professor do MBA de Gestão de Pessoas e Liderança na Athon Ensino Superior, existe uma chance do nosso cérebro querer nos “enganar”:

“Saiba que existe a chance do seu cérebro querer te “enganar”, fazendo com que você se identifique com um mindset oposto ao seu. Se ficar na dúvida, entenda que às vezes temos mindset fixo para algumas coisas e mindset de crescimento para outras. Não se preocupe. O mais importante é desenvolvermos a consciência de quem somos e como funcionamos.”

Lembre-se sempre: a mentalidade fixa cria uma suposição equivocada, que pode permitir que pensamentos negativos atrapalhem o crescimento e a aspiração.

Uma mentalidade de crescimento significa aprender pelo resto da vida.

Você nunca pode saber muito; portanto, se inscreva no curso que desejou, obtenha a qualificação com a qual sempre sonhou e se qualifique para obter essa promoção.

Ao eliminar essa mentalidade fixa, você começará a ver que o aprendizado consistente é a chave do sucesso. 

Mindset fixo

Como mudar o seu mindset? 5 dicas para começar hoje

Há algumas estratégias que podem ser adotadas para que haja uma mudança de mindset.

Antes de tudo, porém, é importante criar uma nova crença convincente em que você acredita nas suas próprias habilidades e, principalmente, na sua capacidade de mudança positiva.

Confira algumas dicas que podem ajudar:

1) Interprete o fracasso sob outra perspectiva

Um dos principais conselhos para quem quer mudar seu modo de pensar e evoluir profissionalmente é encarar o fracasso sob outra perspectiva.

O Mindset Progressivo enxerga esse processo como uma grande oportunidade de aprender e aplicar os aprendizados na próxima tentativa.

É muito importante entender o erro e as crises como oportunidades para avançar, se aperfeiçoar e exercitar habilidades até então não experimentadas antes.

2) Seja curioso 

Ser curioso e se comprometer com a aprendizagem ao longo da vida são práticas certeiras se você quiser aderir ao Mindset de Crescimento.

Assista palestras, faça cursos online e presenciais, olhe o mundo ao seu redor com admiração.

O hábito da leitura também é fundamental para exercitar a curiosidade e a busca constante pelo conhecimento.

3) Aceite os desafios

Mesmo que a insegurança bata em sua porta, tente encarar os desafios da forma mais amigável possível.

São eles que irão te ensinar e funcionar como um trampolim para as próximas batalhas profissionais.

Esteja preparado, também, para trabalhar duro, resistir e também falhar. Lembra do esforço? É aqui que você colocará ele em prática mais do que nunca.

4) Não interprete tudo apenas como confiança

Segundo a pesquisadora Carol S. Dweck, nem tudo é uma questão só de confiança. Isso porque mesmo que você acredite que não sabe fazer bem determinada coisa, ainda assim é possível mergulhar nela com empenho e perseverar.

Ou seja: se desprenda da ideia de que é necessário ser competente em algo para desejar fazê-lo e ter prazer nisso.

Na maioria dos casos a dedicação existe justamente porque você ainda não sabe fazer bem.

5) Busque inspirações

Pode ser tentador invejar os outros quando eles tiverem sucesso, principalmente se eles forem além de você, mas isso não ajudará você a ter sucesso;

Comprometa-se a ser uma inspiração para os outros e faça do sucesso de outros uma fonte de inspiração também.

Não existe um jeito correto de pensar

Cada indivíduo tem uma forma com que são guiados os pensamentos. O importante, nessa caminhada, é entender que a forma com que você pensa tem o poder de transformar a sua vida.

Portanto se ao ler esse post, você percebeu que apresenta algumas características de Mindset Fixo, tente se desvincular dessas crenças determinantes e se desafie em busca do novo.

“É a partir da autoconsciência que o desenvolvimento vem. Encare o espelho e aprenda com o seu melhor amigo e maior crítico: você”, comenta o professor Maurício Micheletti.

Sabemos que não é fácil, entretanto já é comprovado que incorporar esse modelo de pensamento traz mais sucesso e melhora a relação com o trabalho, com as pessoas e até mesmo a forma de educar os filhos.

Explore o seu potencial!

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.