exemplos de propósito de marca

16 exemplos de propósito de marca (de grandes empresas) e por que a sua marca deve ter um

O que te levou a criar a sua empresa? Qual é a razão de ser da sua marca? O que existe nela para além de ganhar dinheiro? Você já se questionou sobre o que torna a sua empresa diferente das concorrentes?

Frequentemente, quando as companhias começam a procurar maneiras de se posicionar no mercado, elas se concentram em itens como produtos, serviços e campanhas de marketing. 

Embora sejam todas coisas importantes, não é isso que forma a alma da sua empresa. As marcas de hoje precisam de algo mais se quiserem se destacar. Elas precisam de um propósito.

Mas o que é propósito de marca?

Indo direto ao ponto, propósito de marca é a razão porque sua marca existe.

O propósito de marca é um norte, capaz de unificar consumidores e toda a cultura organizacional na conquista de um objetivo maior.

Propósito também não é posicionamento: posicionamento é competitivo, propósito é distintivo. E, embora muita gente confunda, propósito é diferente de missão, visão ou valores.

Com o conceito de Golden Circle (imagem abaixo), criado pelo escritor e palestrante Simon Sinek, fica fácil entender como o propósito da marca se encaixa dentro dos objetivos e da essência de uma empresa, Confira:

golden circle

The Golden Circle, de Simon Sinek

  • Propósito: “por que” a sua empresa existe e qual é o significado por trás da sua existência. É uma visão idealista do que você quer se tornar para o seu público e, por isso, deve durar 100 anos ou mais. Ou seja, para a vida toda.
  • Missão: “o que” a sua empresa deve fazer para alcançar seus objetivos. Descreve táticas ou iniciativas específicas que você tem para a marca.
  • Valores: “como” você vai agir para chegar lá. São os valores que explicam a ética e os comportamentos que você usará para chegar ao seu destino. Estabelecem as qualidades que você idealiza como empresa e norteia as escolhas por trás de cada decisão.

Outro termo comumente definido por empresas é a Visão, que representa o “onde”. Onde a sua empresa quer chegar?

Onde você quer estar no futuro, nos próximos 5 a 10 anos? Descreve os princípios que regem as ações e comportamentos de todos os indivíduos que fazem parte da sua empresa, como sócios, acionistas e colaboradores.

16 exemplos de propósito de marca (grandes marcas)

Simon Sinek uma vez disse: “As pessoas não compram o que você faz. Eles compram por que você faz isso”.

Ter uma marca forte e orientada por um propósito significa ter uma perspectiva distinta que influencia tudo o que sua empresa faz ou deixa de fazer.

Para fazer você (re) pensar o que norteia a sua empresa, seguem alguns exemplos de propósito de marca que podem lhe dar a inspiração necessária para descobrir o que motiva.

Propósito da Dove

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Criar um mundo onde beleza seja uma fonte de confiança e não de ansiedade.

A Dove tem um dos melhores exemplos de propósito de marca existentes, reconhecido por especialistas e também pelos consumidores, porque se concentra mais do que apenas em vender sabão ou deixar o cabelo cheiroso. 

O propósito da marca é melhorar a confiança das mulheres em todo o mundo. Para isso, a Dove reconheceu a baixa autoestima das mulheres e entrou junto nesta luta. 

O recente movimento “My Beauty my Say” (“Minha Beleza, Minha Escolha”), pede às mulheres que projetem sua própria interpretação do que é belo e faz refletir sobre os padrões e suas consequências.

Embora o objetivo da marca Dove possa não tornar a empresa diretamente mais lucrativa, ela aproxima os consumidores e inspira maior lealdade.

Propósito da The Body Shop

Enriquecer, não explorar.

Anita Roddick fundou a The Body Shop para ajudar sua família a sobreviver a tempos difíceis. No entanto, à medida que os negócios cresceram, a proprietária viu sua marca impulsionada por objetivos como a chance de fazer a diferença para o mundo.

Hoje, a Body Shop é um empreendimento dedicado a criar produtos totalmente naturais, livres de produtos químicos e crueldade com animais. 

Em 2016, a empresa lançou o movimento “Enrich, not Exploit” (“Enriquecer, não explorar”), um compromisso de cinco anos para entregar 14 metas para enriquecer as pessoas, seus produtos e o planeta até 2020. 

“Isso reforça nossa ambição de se tornar o negócio sustentável mais ético do mundo”, diz o site da companhia.

Ao defender a sustentabilidade, a Body Shop se alinha a uma poderosa base de consumidores, dedicada a tornar o mundo um lugar melhor.

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Veja também: 18 profissões sustentáveis (Lista completa)

Propósito da Starbucks

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Inspirar e nutrir o espírito humano – uma pessoa, um copo e uma comunidade de cada vez.

A Starbucks é uma empresa que frequentemente mencionada por especialistas em empreendedorismo, porque cumpre seus objetivos muito bem. 

O CEO da empresa, Howard Schultz, é conhecido em todo o mundo por seu compromisso com a responsabilidade corporativa e usa sua marca para melhorar a vida de pessoas com dificuldades.

Com seu propósito de marca, a Starbucks demonstra seu compromisso de combater a fome, ajudar o meio ambiente e tornar o mundo um lugar mais fortalecido. 

Propósito da Evernote

Ajudar as pessoas a encontrarem foco agora, no momento, para ter progresso naquilo que mais importa.

A Evernote é uma empresa que cria e mantém uma série de aplicativos e soluções de software baseadas em nuvem para fins de manutenção de notas. Mas não é só isso. 

Se você se aprofundar um pouco mais no propósito da marca, descobrirá que a empresa está focada em ajudar as pessoas a se lembrarem das coisas que importam.

Esse objetivo simples, porém profundo da marca, fornece uma bússola útil para os funcionários pensarem em como desenvolver a empresa e facilitar novos projetos ou campanhas de marketing.

Propósito da Tesla

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Acelerar o movimento de transição de uma economia baseada em mineração e queima de hidrocarbonetos para uma economia solar e elétrica, a qual acredito ser primariamente, apesar de não a única, solução a sustentabilidade.

Empresa que cria tecnologia inovadora para o mundo do futuro, a missão da Tesla é acelerar nossa jornada como espécie, rumo a uma era de transporte sustentável. 

Elon Musk criou sua marca que busca tornar o mundo um lugar mais ecológico, não mais dependente de combustíveis fósseis para transporte.

O propósito da marca é criar produtos ecológicos para salvar o planeta. 

E está alcançando seus objetivos criando uma cultura de inovação e design, alimentada por uma ambição contínua de erradicar a poluição e transformar o mundo com veículos elétricos. 

Mais alguns exemplos de propósito da marca:

  • Apple: design, inovação e criatividade;
  • Havaianas: levar a alegria de viver do brasileiro;
  • Graco: ajudar os pais na criação dos filhos;
  • Nasa: levar o homem para o espaço;
  • Disney: levar magia para a vida das pessoas;
  • Tesla: Acelerar a transição mundial para o transporte sustentável.
  • Nike: Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo. Se você tem um corpo, você é um atleta.
  • Google: Organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.
  • Coca-Cola: Refrescar o mundo e inspirar momentos de otimismo e felicidade.
  • Wallmart: Vender por menos para as pessoas viverem melhor.
  • Red Bull: Revitalizar corpo e mente.

Por que ter um propósito de marca é importante?

Não importa o tamanho de sua empresa, você também pode e deve ter um propósito de marca claro e bem definido. Por quê? Há muitos motivos, veja alguns:

1) Os consumidores estão dispostos a pagar mais por marcas com propósito

De acordo com pesquisa da GlobeScan de 2016, 40% dos consumidores preferem marcas que têm um propósito claro e agem para os melhores interesses da sociedade. O risco de não abraçar um propósito de marca autêntico é de logo se tornar irrelevante.

2) Propósito aumenta as chances de lucro

Em um estudo com mais de 200 empresas, professores da Harvard Business School  concluíram que empresas baseadas em ideais crescem até 400% mais rápido do que suas similares. 

Ou seja, o propósito tem impacto no lucro na medida em que faz a empresa se destacar dos concorrentes, entregando produtos com valor, melhorando a vida de seus consumidores e oferecendo uma experiência diferenciada.

3) Mantém colaboradores mais motivados e produtivos

Propósito, mais que dinheiro, motiva os colaboradores a irem trabalhar todo dia. Muitas pesquisas mostram que as pessoas querem trabalhar para empresas que tenham uma razão mais profunda de existir e as façam se sentirem importantes. 

Além disso, o desempenho daqueles colaboradores que compartilham o propósito da empresa apresentam melhor desempenho, produzem mais e, consequentemente, geram mais lucro.

4) Mais engajamento nas redes sociais

Com as redes sociais, mais do que lançar uma campanha publicitária na televisão, você abre a possibilidade de conversar com seus consumidores. E sobre o que eles estão dispostos a falar?

A Dove nos mostra que existe um engajamento muito maior quando se fala sobre a real beleza, do que se teria falando apenas sobre sabonetes e cremes. E engajamento aumenta o consumo, que aumenta o lucro.

5) As pessoas não compram o que você faz, mas o porquê você faz

O propósito de marca é o seu diferencial. Por isso, não pode ser algo que lhe dizem para acreditar, fazer ou dizer, mas, sim, algo que você escolhe compartilhar porque se orgulha disso. 

Afinal, se você não gosta do que faz, como os clientes vão gostar?

Um propósito de marca é essencial

Como podemos ver, nenhum setor de uma companhia está isolado. Como uma bola de neve, acertando o princípio, o norte da sua empresa, você provocará um efeito dominó que levará, sim, ao sonhado aumento nas vendas.

Mais do que dinheiro – não vamos nos enganar, claro que é importante -, um empreendedor dormirá muito melhor sabendo que, além de bons produtos, está fazendo com o seu trabalho um mundo melhor.

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