carreira em t

Carreira em T: O que é, Vantagens e Como construí-la

Que o mercado de trabalho vive uma profunda transformação e exige profissionais antenados, não é mais segredo.

Mas você sabia que a busca pela chamada Carreira em T pode aumentar as chances de empregabilidade e ainda proporcionar mais disposição para colaborar com outros setores?

Também conhecido como T-shaped, esse perfil de profissional cada vez mais procurado pelos RHs une a especialização com visão global de negócio e competências socioemocionais.

Ou seja, o que o mundo corporativo nas entrelinhas está comunicando é: já não basta apenas ter conhecimento profundo sobre uma determinada área, tampouco ser generalista.

O caminho é o equilíbrio e o foco em ser um profissional multidisciplinar que demonstra domínio sobre a sua gestão de carreira.

Para entender por que você deve investir tempo e esforço na Carreira em T, este artigo vai apresentar os seguintes tópicos:

O que é a Carreira em T?

A Carreira em T é um conceito utilizado por orientadores de carreira que consiste em aliar especialização com a capacidade de ser multidisciplinar.

Esse perfil de profissional, segundo especialistas, está mais propenso a fazer conexões e cooperar em nome de um objetivo em comum. Não à toa, o perfil T-shaped apresenta a adaptação como uma de suas principais características.

Nesse contexto é sempre bom lembrar: quanto maior a adaptabilidade, maior a empregabilidade.

Para entrar no universo da Carreira em T também é importante que você conheça outros dois perfis de profissional: I e X:

O perfil I é aquele que tem conhecimento profundo sobre determinada área e foca prioritariamente em aprender aquilo que é do seu campo de conhecimento.

Já o perfil X se encaixa mais em posições de liderança e combina a especialização com inteligência emocional e alta credibilidade.

A carreira em T, portanto, é indicada para aqueles que querem, neste momento, se desenvolver, colocar a mão na massa – leia-se executar ideias –, e trabalhar em equipe para encontrar soluções criativas e de grande impacto.

Veja também: 7 dicas para fazer o seu planejamento de carreira profissional

Mas por que o T?

O termo Carreira em T foi popularizado por Tim Brown, CEO da IDEO, empresa de design da Califórnia conhecida por práticas colaborativas e inovadoras no ambiente de trabalho.

Em sua visão a parte vertical do T, a base, é a especialização do profissional: o que ele domina, sua formação e competência técnica.

Já a linha horizontal está relacionada à visão global. Ou seja, ao entendimento que ele tem sobre o setor, o mercado e como trabalha com as soft skills: habilidades de relacionamento, colaboração e resiliência.

O interessante da Carreira em T, é que não é um conceito novo. As novas relações de trabalho é que aumentaram a demanda por este profissional multidisciplinar.

Vale lembrar que em seu consolidado relatório, o Fórum Econômico Mundial listou as top habilidades dos profissionais de sucesso em 2022. São elas:

  • Criatividade e originalidade;
  • Pensamento analítico;
  • Aprendizagem ativa;
  • Pensamento Crítico;
  • Resolução de problemas complexos;
  • Inteligência emocional;
  • Raciocínio, solução de problemas ideação.

Percebeu como essas características têm ligação direta com a Carreira em T?

É fato: os problemas nas empresas estão se tornando cada vez mais complexos e poder contar com grupos que reúnam diferentes visões e estilos de aprendizagem é fundamental para alcançar resultados.

Por que desenvolver uma Carreira em T? (Os principais motivos)

t-shaped

1) Você sabe colaborar com outras áreas da empresa

Se você levar à risca os ensinamentos da Carreira em T, vai buscar uma ampla gama de conhecimentos para saber se comunicar em diferentes áreas. Esse processo facilita (e muito!) a colaboração, afinal nenhuma área caminha sozinha.

Por exemplo: Se você é da equipe de marketing, mas busca leituras de design e criação poderá colaborar (não se intrometer) na criação de algum produto.

Vale lembrar que muitos líderes hoje valorizam as habilidades em T justamente porque esse perfil de profissional consegue fazer conexões e cooperar.

2) Você se mantém motivado (e evita a monotonia)

O fato de você interagir com outros profissionais que não sejam apenas aqueles que estão em sua área de conforto proporciona motivação e vontade para aprender mais e mais.

Trata-se de um caminho muito saudável e zero monótono: mais contatos equivalem a mais conexões, que resultam em novas referências de aprendizagem.

3) Você se torna mais criativo

Já diz o ditado: criatividade não é dom, é suor.

Para aprimorá-la é necessário unir informação, tentativa, erro e, claro, paixão pelo que se faz.

vestibular athon blog

Quanto mais o T-shapped exercitar esse processo, mais terá condições de criar soluções criativas e de grande impacto.

4) Você também se intitula especialista

A formação específica nunca será colocada em segundo plano.

Apesar de a multidisciplinaridade ser peça-chave para o sucesso da carreira em T, a especialização, ou seja, o conhecimento consolidado sobre a sua área de atuação é imprescindível.

Não esqueça disso, ok?

5) Você se destaca aos olhos dos gestores e dos RHs

Grandes empregadores internacionais como a IBM já estão liderando iniciativas para contratar profissionais em T.

Lembre-se: os gestores, hoje, dão cada vez mais importância às habilidades que vão além de uma única disciplina.

Eles valorizam competências socioemocionais, a capacidade de inovar, construir relacionamentos e, claro, fortalecer suas organizações.

“O mercado paga pela sua raridade”.

O Diretor da Athon Ensino Superior, Sandro Vidotto sempre destacou o desenvolvimento de “carreiras raras”, como a carreira em T. Confira o vídeo no qual ele explica a importância da raridade para se dar bem no mercado:

Como construir uma carreira em T? 4 dicas para você colocar em prática

O primeiro passo para você construir uma carreira em T é entender que esse processo é uma construção a médio e longo prazo.

Veja algumas dicas:

1) Esteja informado (e contextualizado)

É importante estar ligado no mundo que o cerca.  Leia jornais, sites de notícias, ouça podcasts, entenda quais são os assuntos que protagonizam áreas como Direito, Economia, Política e Tecnologia.

Lembre-se: para ser multidisciplinar você precisa de contexto e a interpretação sobre o que acontece a nível local e mundial, acredite, faz toda a diferença na hora de você fazer conexões e encontrar soluções para os desafios corporativos.

2) Amplie seu conhecimento em áreas que podem agregar

Busque ampliar o seu conjunto de habilidades especializadas.

É publicitário? Que tal saber mais sobre SEO?

Trabalha com vendas? Compreender sobre o universo do marketing digital pode ser uma boa pedida para aumentar a sua performance.

Noções sobre programação e desenvolvimento de software também serão exigidas pelo profissional do futuro (que já é agora!). Alguns especialistas até afirmam que é o “novo inglês”, ou seja, essencial para qualquer profissional.

3) Equilibre hard e soft skills

Se você já considera ter uma boa noção de conhecimento sobre a área específica em que atua, que tal começar a investir nas habilidades socioemocionais?

Buscar leituras que tratem sobre inteligência emocional, empatia no trabalho, comunicação não violenta, mediação de conflitos, autoconfiança e pensamento crítico pode ser um ótimo start.

4) Entenda o novo momento do mercado e execute

O mundo está mudando e vai mudar cada vez mais, e mais rápido.

Novas tecnologias, diferentes formas de interação e o contato com um grande volume de informações faz com que os desafios corporativos se tornem cada vez mais imprevisíveis. Nesse contexto, faça a reflexão:

Você está preparado para lidar com um cenário em que encontramos mais perguntas do que respostas?

Exercite a sua adaptabilidade e trabalhe para ajudar as companhias a buscar  metodologias ligadas à inovação e à multidisciplinaridade.

Como você irá fazer isso? Executando.

Não fique só na teoria e não tenha medo de errar. Especialistas apontam que para desenvolver a carreira o erro é tão (ou mais) importante que o acerto.

T-shaped: um perfil bem visto pelo mercado

O mercado necessita cada vez mais de profissionais capazes de serem flexíveis, adaptáveis e, principalmente, criativos. 

É por isso que construir um conjunto de conhecimentos e habilidades em forma de T configura uma das coisas mais valiosas que você pode fazer para a gestão da sua carreira e o desenvolvimento pessoal.

Leia, busque cursos de especialização ou MBA e não esqueça:

Somos seres em constante aprendizado.

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.