Assessor de Imprensa: O que faz, Áreas de atuação e Salários (2022)
O que faz um assessor de imprensa?
Se você chegou nesse artigo, certamente já ouviu falar dessa profissão fundamental para ajudar a posicionar empresas, personalidades, políticos, músicos, entre outros.
Basicamente, a assessoria de imprensa ajuda a divulgar as iniciativas de qualquer tipo de organização para jornais, revistas, rádios, portais ou qualquer outro meio de comunicação.
O assessor, portanto, ajuda não só a empresa que representa, mas também o jornalista, que está na outra ponta e precisa de informações rápidas, precisas e o mais mastigadas possíveis.
Gostou? Leia este artigo até o final e conheça como é o dia a dia deste importante profissional de comunicação e descubra quanto ganha um assessor de imprensa.
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Você vai aprender neste artigo:
O que faz um assessor de imprensa?
O assessor de imprensa é o profissional que vai mediar a relação da entidade que representa com o público geral através dos meios de comunicação.
Escrever releases sobre iniciativas, preparar um porta-voz para conceder entrevista, gerenciar crises, manter contato com jornalistas, estão entre as suas funções
É ele o responsável por traduzir informações, humanizar as relações e, muito importante, promover a transparência nesse tipo de divulgação.
Para fazer tudo isso, esse profissional precisa entender de jornalismo, ter faro de notícia e manter um contato muito próximo com repórteres e produtores que estão na correria produzindo a informação que chega diariamente aos leitores, ouvintes e telespectadores.
Veja abaixo, como estão divididas as funções do assessor de imprensa e o que ele faz no dia a dia.
1. Gerencia crise
Uma atividade chave para a qual o assessor de imprensa deve estar preparado é o gerenciamento de crise.
Veja o exemplo do episódio sofrido pela Starbucks em 2018.
Dois homens negros foram vítimas de racismo em uma unidade da rede localizada na Filadélfia e identificaram o agressor como um dos funcionários do estabelecimento.
A história e o vídeo viralizaram rapidamente e, como esperado, colocou a reputação da marca em cheque.
A assessoria de imprensa rapidamente acionou a liderança e elaborou uma nota assinada pelo CEO, Kevin Johnson.
O conteúdo admitia o erro grave e já anunciava medidas para evitar a reincidência do caso.
Não tardou para a Starbucks informar o fechamento de todas as suas lojas durante um dia inteiro com o objetivo de treinar todo o corpo de colaboradores para agir contra casos de discriminação.
Neste caso, foi possível ver como a assessoria agiu de forma estratégica para reduzir o dano causado à imagem da empresa.
Ela rapidamente buscou um posicionamento, acompanhado de uma ação de impacto e tratou de espalhar esse conteúdo para os veículos de comunicação.
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2. Busca mídia espontânea
Imagine que a empresa onde você trabalha produz estudos sobre a situação econômica do Brasil e acaba de liberar uma pesquisa que indica que o nível de desemprego caiu 10% no ano que passou.
Enquanto assessor de imprensa, você deverá:
- Estudar essa pesquisa;
- Elaborar um release (texto de divulgação) com os principais pontos do estudo
- acionar os jornalistas – especialmente os que trabalham em editorias de economia – para oferecer a pauta.
Nesse momento, você se coloca à disposição do repórter ou produtor para mediar uma entrevista com o responsável pelo estudo e, se confirmada, prepara o entrevistado para a conversa, reforçando as possíveis perguntas que podem partir daquele jornalista.
Todo esse processo faz parte da busca por mídia espontânea.
Você não precisa pagar para a sua empresa aparecer no jornal, mas precisa ser estratégico para entender que tipo de conteúdo atende aquele jornalista e deixá-lo à vontade para conduzir a pauta da forma como achar melhor.
Se você for um assessor freelancer, poderá ser contratado para disseminar eventos que estão para acontecer, como peças de teatro, shows, e espetáculos.
O objetivo aqui é chamar atenção para o ineditismo, participação de algum ator reconhecido, entre outros.
3. Produz conteúdo prioritário
A empresa que você trabalha tem site? Newsletter?
Se a resposta for positiva, é bem possível que você, assessor de imprensa, fique responsável por alimentar os conteúdos disponíveis nesses espaços, especialmente se eles forem lançamento de produtos, cobertura de eventos e notícias envolvendo a instituição.
4. Auxilia na imagem e na rotina de personalidades e políticos
Já parou para pensar todo o escopo de trabalho que é assessorar uma personalidade como Anitta?
Acompanhar entrevistas, produzir artigos sobre clipes, músicas e parcerias, anunciar turnês e ainda monitorar as polêmicas que envolvem o seu nome.
E no ambiente político?
Ser assessor de imprensa de um deputado federal, por exemplo, significa acompanhar as pautas que ele leva para o congresso, acionar jornalistas do meio para abordar determinado projeto de lei, mediar entrevistas para rádio, TV, impresso e ainda estar atento às demandas dos eleitores.
Tudo isso significa ajudar a construir a imagem desse artista e parlamentar que precisam do público para seguir adiante.
5. Faz Media Training
Capacitar os porta-vozes para ter uma relação direta com os veículos de imprensa em entrevistas é outra atividade crucial do assessor de imprensa.
Postura, disponibilidade, mensagens-chave, tom de fala e objetividade na conversa são algumas das lições ensinadas.
Atualmente, essa capacitação também aborda a interação desses profissionais nas redes sociais.
Onde o assessor de imprensa pode trabalhar
A assessoria de imprensa é uma alternativa para o jornalista que deseja buscar outras formas de trabalho que não a rotina de uma redação convencional de jornal.
Ele pode trabalhar em empresas de pequeno ou grande porte que tenham o interesse de se comunicar com o público ou ainda atuar de forma autônoma e atender clientes, como:
- Políticos;
- Músicos;
- Artistas;
- Produtoras;
Também pode ser contratado por:
- Escolas;
- Universidades;
- Agências de comunicação (atendendo diferentes segmentos de empresas);
Quanto ganha um assessor de imprensa?
Conforme o site salario.com.br, um assessor de imprensa ganha em média R$ 3.551,24 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.
Já a faixa salarial fica entre mínimo de R$ 2.800,00 e teto de R$ 8.185,94.
O valor foi calculado através de dados oficiais do Novo Caged, eSocial e Empregador Web, no período de junho de 2020 a maio de 2021.
Qual é o perfil de um assessor de imprensa?
O assessor de imprensa, apesar de não trabalhar diretamente em uma redação de jornal ou TV, precisa saber escrever bem, ter o faro da notícia e estar antenado no noticiário para entender o que rende e o que não rende pauta.
Precisa, também, saber se comunicar, ser argumentativo e não ter medo de receber negativas, pois nem sempre a incrível pauta que ele bolou poderá interessar ao repórter.
Persistência e jogo de cintura para oferecer outras abordagens também são essenciais para este profissional.
A reinvenção: assessoria de imprensa digital
Em um mundo cada vez mais digitalizado, boa parte das profissões se reinventa e com o assessor de imprensa não foi diferente.
Novas formas de atuação voltadas para o digital ganham fôlego e até uma nova nomenclatura: Digital PR.
Do inglês Public Relations, esse nome chega ao Brasil, pois em países de língua inglesa a assessoria de imprensa é executada pelos profissionais de relações públicas.
O fato é que esse novo momento do assessor está focado em contatar veículos online.
Ou seja: o Digital PR pode criar estratégias para mídias sociais, newsletters e ações com influenciadores e bloggers.
O foco principal, porém, é criar o chamado link building.
Seja através de conteúdo pago ou espontâneo, o objetivo será colocar endereços de site ou páginas da empresa que representa nos grandes portais de comunicação.
O objetivo final?
Gerar autoridade para a marca em evidência e alcançar melhores posições no Google.
Assessor precisa ser formado em RP ou Jornalismo?
Como ser um assessor de imprensa?
Muito se questiona no Brasil se a formação para atuar enquanto assessor deve ser Jornalismo ou Relações Públicas.
Ambas as formações são válidas, mas nós, da Athon, compreendemos que o jornalista consegue entender mais sobre notícia, produção de conteúdo e abordagem com as redações.
É justamente por isso que no Brasil boa parte dos assessores de imprensa são jornalistas
O Curso de Jornalismo da Athon possui grade curricular de 9 semestres e uma formação revitalizada para atender a demanda das mídias digitais e do jornalismo empresarial.
Uma profissão sempre relevante
Agora você sabe o que faz um assessor de imprensa, pode entender a dimensão de todo esse trabalho incansável e relevante para empresas e sociedade.
O assessor de imprensa, portanto, não deixa de ser um contador de histórias estratégico, que recorta as melhores informações e iniciativas dos clientes que representa para levá-las ao público.
Se você é uma pessoa antenada e criativa que gosta de escrever e se comunicar, a assessoria de imprensa pode, sim, ser para você.