anywhere office

Anywhere Office: O que é? Descubra esta nova tendência de trabalho

Com certeza você já ouviu alguém falando sobre as mudanças permanentes trazidas pela pandemia e o famoso“novo normal“, que já não é tão novo assim. 

Acontece que, por mais batido que o assunto seja, ele é a mais pura verdade.

E boa parte dos reflexos estão no mercado de trabalho, especialmente no conceito de Anywhere Office.

Já ouviu falar sobre isso? Que tal aprender sobre uma nova forma de trabalho que está ganhando a confiança das empresas e executivos? Faça a leitura e tire suas dúvidas!

Afinal, o que é o Anywhere office?

De forma resumida, o termo pode ser traduzido para “escritório em qualquer lugar”, e a ideia é bem essa mesmo: um modelo de trabalho bem flexível e que dá liberdade para as pessoas trabalharem onde quiserem, não somente nas sedes das empresas.

Antes de seguir, vamos falar um pouco sobre as origens dessa mudança. Anywhere Office é uma tendência transformadora que está se solidificando no mercado após a pandemia de covid-19. 

Entre 2020 e meados de 2021, as empresas se viram forçadas a adotar o trabalho remoto para seguirem operando, e para muitas delas a experiência foi bem positiva. 

Muitos empreendimentos registraram aumento na produtividade e no bem-estar das equipes, o que fez muitos executivos repensarem a necessidade de trabalho presencial. 

Uma pesquisa feita pela consultoria de recrutamento Robert Half afirmou que 95% dos executivos acreditam que o futuro é o modelo híbrido, ou seja, que mescla o presencial com o trabalho presencial.

É uma mudança não apenas no comportamento empresarial, mas também no foco. A tendência é que se olhe menos para as horas gastas dentro do escritório como exemplo de dedicação e eficácia. O que vale mesmo são os resultados. 

Como funciona o Anywhere office?

O modelo de trabalho pode funcionar de diferentes formas de acordo com as exigências da empresa. 

Algumas podem adotar o modelo híbrido, o que faz com que os colaboradores tenham que passar parte de seu tempo no escritório, o que impede um pouco o sonho das pessoas que desejam ser nômades digitais ou que desejam trabalhar fora de sua cidade.

Em outras instituições o modelo pode ser mais, digamos, liberal: o profissional faz tudo de onde estiver, sem necessidade de estar na empresa em parte de seus dias. 

Esse modelo é o mais adequado para quem deseja fazer longas viagens e “adotar um escritório diferente” de tempos em tempos.

Em ambos os modelos, uma coisa é certa. O profissional será cobrado pela sua produtividade e pelas entregas que deve fazer. 

Em muitos locais, pode haver, inclusive, grande liberdade quanto às horas trabalhadas, o que deixa o modelo ainda mais dinâmico e bom para o colaborador. 

Mas nunca se esqueça que é preciso dar algo em troca, e esse algo é um trabalho bem feito. 

Quem pode trabalhar com a metodologia anywhere office?

Apesar de ser algo desejado por muitos trabalhadores, infelizmente nem todos podem adotar uma dinâmica longe do local de trabalho. 

O Anywhere Office casa muito bem com profissões que se estruturam com base na tecnologia para executar a troca entre demanda e serviço, tais como:

  1. Freelancers que trabalham com comunicação e marketing;
  2. Executivos e gestores de equipes de venda online;
  3. Profissionais autônomos como arquitetos e webdesigners;
  4. Equipes de TI e programadores;

Com certeza a lista de profissões e cargos aptos ao modelo Anywhere Office é bem mais extensa, este são apenas alguns exemplos. 

banner mid vestibular

Se você tem dúvidas se esse conceito se adapta na sua rotina, basta fazer para si mesmo uma pergunta muito simples: eu consigo trabalhar da minha casa?

Sabe por que essa pergunta ajuda a entender se a mudança dá certo ou não? Descubra no próximo tópico. 

Do que você precisa para trabalhar com Anywhere office?

Basicamente você vai precisar de 2 coisas: internet e um dispositivo para trabalhar, como um computador, tablet ou smartphone. 

É por isso que você pode fazer essa dinâmica de se perguntar se seu trabalho funcionaria na sua casa. 

Se é possível fazer tudo usando seu WiFi e seu PC em um dia de trabalho caseiro, muito provavelmente o modelo de trabalho vai funcionar em qualquer lugar do mundo que te ofereça acesso à internet e uma tomada!

Anywhere office é uma tendência que veio pra ficar?

Ainda é cedo para dar uma resposta definitiva para essa questão.

É bem provável que as empresas analisem seus resultados e o desempenho de seus colaboradores por mais tempo antes de concluir se a tendência chegou para ficar ou não.

Isso acontece porque ainda há uma certa crença que a produtividade e o engajamento são menores longe das vistas dos superiores, contudo, já tem muita empresa de sucesso que afirma que o modelo híbrido e o modelo remoto serão o futuro para suas equipes. 

Uma coisa é fato: hoje existe bastante infraestrutura digital para esse tipo de mudança. Um exemplo são os sistemas operam em nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar. 

Uma infinidade de empresas adotam essas ferramentas na sua rotina e sabem que elas entregam o mesmo resultado perto ou longe do escritório. 

Portanto, há possibilidade do Anywhere Office se tornar muito mais que uma tendência, ainda mais se as empresas se mostram abertas a utilizar sistemas de trabalho digitais e colaborativos. 

3 empresas que adotam o anywhere office

Como dissemos, algumas empresas já estão adotando o Anywhere Office como modelo de trabalho, e não estamos falando de pequenos negócios, mas sim de algumas instituições de peso. Conheça algumas delas.

Google

google trabalho remoto

O Google já oferecia a opção de trabalho remoto em alguns dias da semana para seus colaboradores, contudo, a pandemia acelerou esse processo de descolamento entre escritório e produtividade.

A empresa sempre apostou que o bem-estar aumenta a produtividade, e quando a pandemia chegou foi possível testar a adesão em massa das pessoas ao novo modelo. 

Como os resultados foram satisfatórios, a Big G resolveu adotar o anywhere office como opção para boa parte de suas equipes. 

Twitter

twitter

O Twitter vivenciou algo muito semelhante ao Google. Eles já estavam adotando um processo de hibridismo e isso se intensificou durante os últimos anos. As mudanças foram vista com positividade na empresa, que adotou o Anywhere Office para algumas equipes.

XP Investimentos

xp investimentos

A startup brasileira de gestão de investimentos anunciou em 2020 a adoção do anywhere office. 

Na sequência contratou mais de 2,7 mil pessoas, sendo mais de 2 mil vindos de cidades diferentes de sua sede. De acordo com pesquisa interna, 44% dos funcionários aceitaram migrar para o teletrabalho

Você gostaria de trabalhar de QUALQUER lugar?

A adoção do Anywhere Office é só mais um exemplo da transformação digital que está ocorrendo nas empresas de todo o mundo. 

Conforme a tecnologia avança, novos processos surgem e a rotina das pessoas passa a ser impactada positivamente.

E você? Gostaria de trabalhar de qualquer lugar?

Quer receber informações sobre inovação e mercado de trabalho?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.